Questões de Artes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes

#Questão 559048 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

O cartunista Adão Iturrusgarai neste quadrinho da Aline, faz referência a obra A Fonte de 1917, o mais significativo e chocante ready-made de

#Questão 559045 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

A cor é um elemento básico da linguagem visual. Para Herbert Read há 4 modos de empregá-la.

I. Natural

II. Heráldico

III. Harmônico

IV. Puro

a. Emprega-se a cor pela sua significação simbólica − utilizada por crianças e por artistas até o fim do século XV.

b. O artista regula a cor numa escala limitada com um tom dominante, preocupando-se com valores tonais e a intensidade relativa que as várias cores possuem em relação à luz -Delacroix e Ingres, por exemplo.

c. É extremamente raro na História da Arte, presente em Constable e Turner, por exemplo.

d. A cor é usada por si própria, como apelo sensorial mais direto, como em Cézane ou Matisse.

Relacione corretamente cada modo com as obras de artistas citados.

#Questão 559046 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

"Minha primeira exposição realizou-se na Galeria Julien Levy, em Nova York, em 1938. Meus quadros são bem pintados, não com rapidez, mas pacientemente. Minha pintura traz em si a mensagem da dor. Creio que ao menos algumas pessoas se interessam por ela. Não é revolucionária. Por que desejar que seja beligerante? Não posso fazê-lo."

"Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor."

A obra reproduzida e o fragmento autobiográfico são da artista

#Questão 559049 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Segundo Prevost, citado por Lúcia Santaella, Brecht adota de todas as culturas, de preferência as culturas dominadas, reprimidas – não apenas de Roma, do Japão e da China, das tradições populares, mas ainda das tradições eruditas, da Bíblia e do romance policial. Se as técnicas, meios e processos não são neutros, Brecht pensa que podem ser neutralizados para, reutilizados num contexto diferente, serem investidos de significações novas. Naturalmente que esta reutilização exige uma manipulação rigorosa; as técnicas subtraídas do seu contexto original devem ser cuidadosamente desmontadas e reconstituídas e é precisamente esta operação, no sentido etimológico do termo, que merece o estudo mais paciente e pormenorizado. É essa, porém, uma das lições mais interessantes de Brecht…

Quando se utilizam obras de Picasso, Van Gogh, Monet, Tarsila e Portinari para releituras, pode-se dizer que

#Questão 559050 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As formas como os leitores se aproximam da obra de arte têm sido alvo de pesquisas de poucos estudiosos, embora a percepção do desenvolvimento estético possa dar ao professor ferramentas para melhor interagir com seus alunos na busca da aprendizagem em arte. Dentre estes estudos, encontra-se uma pesquisa que afirma os seguintes estágios sequenciais: descritivo/narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e re-criativo. A autoria desta pesquisa é de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis