Questões de Artes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes

#Questão 559018 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ana Mae Barbosa propõe, em A imagem no ensino de arte, a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda, a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. Ela se refere à obras dos seguintes artistas:

#Questão 559020 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Em Jogos Teatrais, o estudo de Ingrid Dormien Koudela focaliza aspectos epistemológicos do ensino do teatro, enfatizando as relações entre a metodologia de

#Questão 559021 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Da proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que:

#Questão 559015 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Sem o olhar fecundador do artista, a matéria é inerte e muda: apenas aquele olhar formativo desperta-a para a vida da arte. Os problemas técnicos não se impõem ao artista, mas é ele quem sabe fazê-los nascer da matéria que lhe foi entregue pela tradição; a técnica, de per si, só forma o artesão, mas é o artista quem sabe torná-la capaz de mostrar a arte; a matéria pode ser resistência, obstáculo, causa de malogro, e é o artista quem sabe fazer dela uma ocasião, um veículo, uma garantia de êxito.

Este pensamento de Luigi Pareyson, reflete-se no pensamento dos estudiosos contemporâneos do ensino de arte que afirmam:

I. A exploração dos materiais é uma ação pedagógica necessária.

II. É necessário atribuir significados à matéria, pois ela também dá suporte à poética do artista.

III. A técnica pode refletir o contexto sócio-histórico-cultural de quando foi utilizada, e sua compreensão facilita perceber o significado das rupturas.

IV. Conhecer o processo de criação do artista permite perceber não somente sua poética pessoal, suas temáticas, as influências estilísticas, mas também o modo como enfrentou a resistência das matérias que escolheu para trabalhar.

É correto o que se afirma em:

#Questão 559016 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Para Luigi Pareyson, em seu livro Problemas da Estética: ler significa executar, e executar significa fazer com que a obra viva de sua própria vida, torná-la presente na plenitude da sua realidade sensível e espiritual. Pareyson distingue três aspectos da execução: a decifração, a mediação e a realização. Este último aspecto exige que o leitor de uma obra de arte:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis