Listagem de Questões de Artes
Podemos identificar na Ilha de Marajó, cinco fases arqueológicas. A quarta fase é a "marajoara" cuja produção de cerâmica apresenta vasos com interessantes criações, que servem para:
uso doméstico, sendo feitos de forma simples, e funerário, com decoração mais elaborada
ornamentação, apresentando desenhos de figuras humanas na parte superior
preparo de alimentos, com trabalhos de incisão formando desenhos
rituais funerários, com simples decoração em alto relevo
Miriam Celeste diz: "A velocidade e superficialidade à qual o nosso olhar é exposto no cotidiano pede, de certa forma, o aprendizado de um olhar em outro ritmo e profundidade."
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento desse "outro olhar", mais atento e crítico. É necessário, portanto, que o professor possibilite aos alunos a prática:
de diferentes técnicas de composição visual, através de exercícios de fixação
do pensamento visual tornado visível, materializado, através da forma e da matéria
do comportamento disciplinado, como pressuposto indispensável ao aprendizado do olhar
de atividades que permitam o reconhecimento dos conteúdos específicos da linguagem visual
Uma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha.
O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize:
o saber artístico sistematizado do aluno
os conceitos trabalhados na série anterior
as experiências dos alunos com a natureza e culturas
a seqüência dos conteúdos a serem trabalhados naquela série
Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari afirmam: "Brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamento a respeito do mundo, das coisas e das pessoas". Assim, a atividade lúdica é uma opção metodológica fundamental nas aulas de arte. Segundo Vygotsky, na infância, a ação de brincar é fundamental, porque:
possibilita atividades prazerosas e criativas
cria uma zona de desenvolvimento proximal
controla a agitação que caracteriza essa fase de desenvolvimento
desenvolve a coordenação motora indispensável à construção da escrita
"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..."
Marilena Chauí
Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como:
problema que deve ser cuidadosamente trabalhado pelo professor
recurso metodológico para trabalhar a arte popular e o folclore
recurso e força para a educação, em vez de um problema
aspecto da formação do povo brasileiro
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