Listagem de Questões de Artes
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos da cultura, julgue os itens seguintes.
Contemporâneo da bossa n o v a, o cinema novo inaugurou uma estética diferente p ara os padrões cinematográficos nacionais. Ao se afastar completamen t e d a temática agrária/rural, assume feições tipicamente hollyoodianas, quer pelo esmero e gigantismo das produções, quer pela assepsia dos temas focalizados.
O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:
atividade
livre-expressão
área do conhecimento
articulação de conceitos
A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:
histórico-crítica
libertadora
tradicional
nova
Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:
saber produzir imagens visuais com singularidade e criatividade
saber produzir imagens visuais e refletir, estética e artisticamente, sobre elas
reconhecer as características dos diferentes estilos de época nas imagens visuais
dominar técnica e artisticamente os materiais utilizados na produção de imagens visuais
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:
os elementos básicos das formas artísticas; os modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte
os elementos formais e técnicos dos códigos, os conceitos e categorias ligados aos padrões estéticos eruditos
a sensibilização, a experimentação e a livre expressão artística para o desenvolvimento do potencial criador
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}