Questões de Artes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

É correto afirmar sobre a metodologia da educação escolar em Arte:

Ana Mae Barbosa, no seu livro 'Arte-Educação: leitura do subsolo', reproduz um texto de Vincent Lanier, (Devolvendo a Arte à Arte-Educação), no qual o autor, entre outras proposições, assim se expressa: "Não é necessária uma descrição do conjunto das idéias atualmente defendidas pelos arte-educadores. A maioria de nós conhece os diferentes conceitos que estão por aí. Lemos e relemos sobre criatividade, aptidão visual, arte-terapia, desenvolvimento intelectual, comunicação, atividades de lazer, design ambiental, treinamento profissional e educação estética, para nomear alguns"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Leia e assinale a alternativa destoante em relação à crítica que o autor faz em relação à amplitude de ações imputadas à arte-educação.

"Os currículos são normalmente planejados para grupos e não para indivíduos, e é importante identificar ou prever aquelas artes populares que podem servir como o denominador comum mais abrangente do interesse da juventude. Apoiado numa observação genérica, naquilo que se tem escrito sobre o assunto e no senso comum, pareceria o 'indutor estético' mais difundido e abrangente entre os jovens encontra-se nas artes da mídia fílmica – particularmente cinema e televisão"

(Vincent Lanier in: BARBOSA, Ana Mae, 1997).

Dentre as proposições abaixo, assinale aquela que não corrobora com o que o autor chama de 'indutor estético'.

"Um dos estímulos que provocam respostas estéticas sem benefício da educação formal são as artes de massa. Pode-se dizer que as histórias em quadrinhos, roupas, cartazes, pôsteres, televisão, filmes e todas as outras parecem gerar respostas em todos nós, mesmo aqueles sem treinamento em arte, de uma maneira, pelo menos, similar à que experimentamos com relação às belas-artes"

(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).

Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae, numa reflexão sobre a questão da multiculturalidade da arte e do museu, refere-se aos reclames dos dirigentes de museus contra os cânones culturais hegemônicos a eles impostos pelos conselhos e pelos patrocinadores. A principal queixa é a de que os museus refletem, apenas, a cultura de uma classe social, da classe dominante, a cultura do código alto, recusando-se a examinar a produção estética numa perspectiva multiculturalista, que transcenda os limites sociais. As exposições preferidas dos patrocinadores, corporações e governos, são de uma arte que supostamente está acima da contextualização político-social, que buscam refletir a sua glória pela associação com obras-de-arte descontextualizadas, porque são mais fáceis de inserir num sistema de significado mais amplo. Considerando a afirmação acima, assinale "V" para verdadeiro e "F" para falso.

( ) Os museus estabelecem uma hierarquia oficial, valorizando a obra-de-arte que pode ser de grande qualidade, biodegradável, sem resíduos sociais, sem ressonâncias psicológicas, sem contato com a massa e de compreensão restrita à classe que a produz.

( ) Quanto mais ignorante esteticamente o público, mais fácil a recontextualização de acordo com os desígnios do patrocinador. Este tipo de flexibilidade é uma das máscaras da cultura global.

( ) A maioria dos museus apenas reforça o circuito comercial. Estão tendo seu troco. Reforçam tanto, que agora não podem competir com os altos preços do mercado que ajudaram a disparar e deixam de comprar as obras que seriam importantes para sua coleção, perdendo para grandes investidores.

A correlação CORRETA é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis