Questões de Arquivologia da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da Quadrix

Com base nos conceitos e nos princípios arquivísticos, julgue o item.


As correspondências de uma instituição, as quais são parte considerável do acervo, podem ser classificadas, quanto ao destino e à procedência, como oficiais ou particulares. Já em relação a sua caracterização, podem ser consideradas como externas ou internas.

A respeito da gestão de documentos, julgue os seguintes itens.


I São objetivos da gestão de documentos a racionalização, a eficiência e a preservação da memória.

II A gestão de documentos deve garantir, por meio da preservação do acervo, que a documentação produzida esteja acessível a curto prazo.

III As principais atividades da gestão de documentos são realizadas no arquivo permanente.


Assinale a alternativa correta. 

No que se refere à microfilmagem, julgue os itens a seguir.


I A microfilmagem é uma técnica que propicia uma maneira prática, fácil e econômica de registrar, distribuir e localizar dados manuscritos e registros impressos ou ilustrados.

II A técnica da microfilmagem tem os seguintes benefícios: validade legal; redução sensível de espaço; acesso fácil e rápido; segurança; confidencialidade das informações; e durabilidade.

III Entende-se por microfilme o resultado do processo de reprodução, em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.


Assinale a alternativa correta. 

Consideram-se como arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta a finalidade de um arquivo. 

Considerando os conceitos, as práticas e as legislações arquivísticas, julgue o item.

Schellenberg define o conceito de arranjo documental como o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e também como o agrupamento de tais unidades entre si, em uma relação de mesmo modo significativa, referindo-se a uma operação realizada, eminentemente, nos arquivos intermediários e permanentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis