Questões de Arquivologia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Arquivologia da CESPE / CEBRASPE

Em uma determinada instituição, foram identificadas duas salas utilizadas como depósito de documentos. Nas estantes e arquivos de aço, os documentos estavam acondicionados em caixas-arquivo, pastas suspensas e uma parte deles era de documentos sem invólucro. Os pacotes amarrados possuíam a identificação de que os documentos eram sigilosos. Os documentos mais antigos apresentavam danos, impedindo, em alguns deles, uma identificação prévia acerca de seus conteúdos. Parte dos documentos estava empilhada no chão, sendo que as plantas e os cartazes estavam dobrados e as fotografias estavam agrupadas formando pacotes, inexistindo os negativos. A documentação textual, sobretudo os processos, os projetos e os relatórios estavam distribuídos nas unidades de acondicionamento. Os documentos mais recentes, de cerca de 5 anos em diante, ainda não foram enviados para esses depósitos e, segundo informações dos servidores da instituição, estão distribuídos nas salas de trabalho.

Acerca da situação acima descrita, julgue os itens subseqüentes, supondo que um funcionário tenha de realizar um tratamento arquivístico no referido acervo.

O diagnóstico a ser elaborado deverá contemplar a mensuração de todo o acervo, inclusive dos documentos sem invólucro.

Como medidas preventivas ao acervo arquivístico, a literatura arquivística recomenda determinados procedimentos a fim de serem evitados danos aos documentos em seus diferentes suportes e estabelece instruções para a construção ou adaptação de prédios destinados a arquivos, para a disposição do mobiliário e dos equipamentos bem como fornece orientações de proteção ambiental. A respeito dessas medidas preventivas, julgue os itens subseqüentes.

É recomendável que as estantes tenham 2,20 m de altura e sejam instaladas em fileiras geminadas.

A organização dos arquivos correntes propicia uma série de benefícios para as instituições. Tais benefícios incluem o(a)

redução do quantitativo de documentos devido aos descartes efetuados nessa fase.

A organização dos arquivos correntes propicia uma série de benefícios para as instituições. Tais benefícios incluem o(a)

adoção de normas que propiciam um controle efetivo de documentos nessa fase.

A respeito dos procedimentos corretos na organização de acervos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

É de competência exclusiva dos setores produtores dos documentos a responsabilidade de definir os conjuntos documentais que devem ser preservados e os que devem ser descartados.

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