Questões de Arquivologia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da AMEOSC

 O (A) _______________ é a análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos.

A lacuna acima deve ser preenchida por:

A realização da gestão dos serviços e rotinas escolares presume-se que entenda a atividade que deverá ser realizada. Observe a atividade abaixo:


"Classifica e organiza no arquivo estático ou dinâmico a escrituração escolar dos alunos, a vida funcional dos servidores, informações administrativas e financeiras, coletânea da legislação educacional em vigor, bem como, a correspondência recebida e expedida".


Fonte: Técnicas de Secretaria Escolar I. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.

Diante disso, marque a alternativa CORRETA que corresponde a descrição dessa atividade.

Um arquivo bem organizado é importante a fim de que as pessoas que necessitem de encontrar um arquivo o façam facilmente, por isso, que é necessário nessa função ter conhecimentos em arquivologia. Diante dos seus conhecimentos sobre o assunto, identifique a seguir o tipo de classificação que, em geral, é o mais adotado para arquivar documentos. Marque a alternativa CORRETA.

A Ata configura-se como um registro dos fatos ocorridos em um determinado evento ou reunião. Vale ressaltar que a linguagem da mesma deve ser simples e clara.
Em geral, são atributos que compõem uma ata, as seguintes questões, EXCETO: 

 A escrituração escolar é importante porque registra todos os fatos relativos à vida escolar dos alunos e da instituição de ensino, portanto, os procedimentos deverão estar obrigatoriamente, registrados em livro próprio. A fidedignidade na escrituração escolar, uma questão de responsabilidade.
Fonte: Técnicas de Secretaria Escolar I. Escola Estadual de Educação
Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.
Portanto, dentre as irregularidades que podem ser encontradas nas documentações da escrituração escolar, algumas estão abaixo, julgue os itens a seguir e marque a alternativa que contém todas as opções de irregularidades.
I.Presença de todos os documentos obrigatórios da vida escolar do aluno.
II.Documentos com emendas, rasuras ou incorreções.
III.Registros inadequados, relativos à vida escolar dos alunos.
IV.Ausência de disciplina da base nacional comum.
V.Carga horária mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para educação básica. AUXILIAR TÉCNICO PEDAGÓGICO - 1 3

Está CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis