Questões sobre Conceitos Fundamentais

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Listagem de Questões sobre Conceitos Fundamentais

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca de arquivamento.

Quanto à natureza do assunto, os documentos são classificados em ostensivos ou sigilosos. Segundo o grau de sigilo requerido para sua guarda e circulação, os documentos sigilosos são classificados em reservados, confidenciais, secretos ou ultrasecretos.

A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.

Documento de arquivo é aquele que se torna útil à entidade ou à pessoa que o reuniu graças a seu conteúdo informativo único, fortemente ancorado nos assuntos substanciais, identificados por meio da análise documentária e organizados em sistemas de informações, os quais são ferramenta utilizada nos processos decisórios.

A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.

Um dos princípios fundamentais da arquivologia é o da unicidade, segundo o qual, nos arquivos, devem ser preservados documentos únicos, eivados de valor jurídicoadministrativo, em um primeiro momento, ou de valor histórico-informativo, posteriormente. Assim, não devem ser minutas, cópias ou exemplares múltiplos, uma vez que seu conteúdo é repetido, independentemente de cumprirem diferentes funções nos trâmites administrativos.

A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.

Os documentos nascem como instrumentos essenciais ao funcionamento das organizações. Depois de cumpridas as razões que lhes deram origem, eles devem passar por criteriosa avaliação, para que sejam eliminados ou preservados, conforme as indicações desse processo traduzidas na tabela de temporalidade. Apenas serão mantidos aqueles de valor probatório ou considerados valiosos para a pesquisa científica, a herança cultural e o testemunho social.

A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.

Do ponto de vista da administração, o ciclo vital dos documentos de arquivo compreende três idades: a dos documentos ativos, a dos semi-ativos e a dos inativos. As denominações mais difundidas para essas idades, ou fases, são corrente ou de gestão, intermediária e permanente ou histórica.

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