Questões sobre Arquivos Permanentes

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arquivos Permanentes

Com relação às propostas mais recentes para o desenvolvimento das atividades de descrição, julgue os itens subseqüentes.

A ISAD (G) é baseada em um sistema de descrição multinível. Isso significa que quaisquer partes dos fundos podem ser descritas sem a necessidade de considerar os aspectos hierárquicos da organização dos documentos, uma vez que a recuperação da informação será baseada no conteúdo particular de cada unidade de descrição.

Julgue os itens seguintes, segundo o que a Constituição vigente determina sobre as competências das esferas de governo e os direitos dos cidadãos com relação ao patrimônio histórico cultural.

Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a identidade, a ação, a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. São parte do patrimônio, por exemplo, as criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações etc., referentes a manifestações artístico-culturais.

Julgue os itens a seguir com base nas opiniões de Heloísa Bellotto acerca da realização de atividades culturais nos arquivos públicos.

Os serviços de difusão editorial, cultural e educativa dão ao arquivo projeção na comunidade e garantem sua dimensão popular e cultural; devem, portanto, ser a principal preocupação do arquivo permanente.

Julgue os itens a seguir com base nas opiniões de Heloísa Bellotto acerca da realização de atividades culturais nos arquivos públicos.

As atividades culturais que podem ser desenvolvidas pelos arquivos incluem palestras, debates, concursos sobre temas de história, exposições, comentários sobre documentos nos meios de comunicação de massa, colaboração com o turismo cultural etc.

Julgue os itens a seguir com base nos conceitos e nos princípios fundamentais da arquivologia. Chama-se arranjo a atividade de organizar os documentos segundo um sistema de classes dispostas em determinada ordem, a partir de elemento convencionado para sua recuperação, isto é, segundo critérios que permitam a localização dos documentos nos respectivos lugares em tal sistema. Os principais métodos utilizados para o arranjo são o alfabético, o cronológico, o temático, o numérico simples, o alfanumérico, o geográfico e o numérico cronológico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis