Questões de Arquivologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2022

Rousseau e Couture, na obra “Os fundamentos da disciplina arquivística”, deram uma contribuição significativa para as discussões sobre as funções arquivísticas, bem como para a definição da teoria das três idades documentais. Em relação a essa temática, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos relacionados às fases documentais, propostos por Rousseau e Couture (1998), às suas respectivas definições.


Coluna 1

1. Período corrente.

2. Período intermediário.

3. Período de eliminação.

4. Arquivos definitivos.


Coluna 2

( ) Período em que os documentos que são conservados para responder aos objetivos da sua criação e quando termina o seu período de atividades tornam-se semiativos ou passam diretamente para o período de inatividade.

( ) Período em que os documentos perdem seu valor e podem ser descartados mediante aprovação da direção da organização e por ato público, a partir de uma sequência de atividades pré-estabelecidas pela legislação.

( ) Compreende o período em que os documentos deixam de ter valor previsível para a organização que os produziu e passam a ser conservados em razão do seu valor de testemunho.

( ) Período em que os documentos devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as atividades cotidianas de uma administração.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Considerando a gestão documental e sua relação com o ciclo de vida dos documentos e com a teoria das três idades, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a gestão de documentos é definida como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento.

( ) Indolfo (2007) compreende que a vinculação entre a classificação e a avaliação documental é primordial para garantir o controle dos fluxos informacionais, o acesso e a disponibilização da informação.

( ) A teoria das três idades é representada, conforme elucida Medeiros e Amaral (2010), pelas fases estipuladas para o trânsito dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:


1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.

2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.

3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.

4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.

5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Ainda em relação aos aspectos conceituais e científicos da Arquivologia, no que se refere aos princípios e características, assinale a alternativa correta.

Segundo Flores Melo (2021), ainda não há consenso entre os manuais arquivísticos nacionais e internacionais quanto aos princípios arquivísticos. Em relação a esses aspectos, analise as assertivas abaixo:


I. A organicidade constitui um macroprincípio fundamental da Arquivologia e inerente ao âmbito dos arquivos.

II. A aplicação do Princípio da Proveniência tem relação direta com as funções arquivísticas de criação/ produção, preservação/ conservação e difusão.

III. O habitus da Arquivologia é compreendido como a genealogia do conhecimento arquivístico transmitido por meio do Princípio da Proveniência, e movimenta o campo científico.


Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis