Questões de Arquivologia do ano 2020

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Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2020

Leia o trecho a seguir e assinale ao que segue:
“Toda instituição arquivística deve contar com um ______________________ escrito, direcionado para a prevenção contra riscos potenciais e para o salvamento de acervos em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo.”
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna:

Segundo a Lei n o 8.159/1991, “considera-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgão públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”. Como um dos principais objetivos do arquivo é permitir a consulta dos documentos de forma fácil e rápida, são usados vários tipos de classificação que facilitam esta tarefa. Sobre a classificação das idades dos arquivos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- Os arquivos de primeira idade são os considerados de guarda permanente.

II- Os arquivos de segunda idade são os considerados de guarda por tempo intermediário.

III- Os arquivos de primeira idade são os considerados arquivos correntes.

IV- Os arquivos de terceira idade abrigam arquivos de uso funcional, administrativo ou jurídico.

V- Os arquivos de terceira idade são os arquivos que perderam o uso administrativo.


É correto o que se afirma em:

Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição. Quanto ao destino e procedência podemos classificar a correspondência em:

Qual o tipo de arquivamento em que os documentos são colocados lado a lado, um atrás do outro sendo possível retirar o documento desejado sem retirar os outros do arquivo, mas que, no entanto, acaba por prejudicar a conservação dos documentos, pois o papel tende a amassar quando guardado dessa forma?

Ao receber as documentações de três funcionários recém contratados, o(a) recepcionista utilizará o método alfabético para arquivar. Qual seria a forma correta identificar os documentos dos três funcionários abaixo?
Pedro Paulo Corrêa. Thiago Gonçalves. Antônio Carlos de Souza.

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