Questões de Arquivologia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2014

No que se refere aos documentos em arquivos, considere as afirmações abaixo.

I - O acervo origina-se de material de gama infinitamente variável de atividade funcional e intelectual de instituições ou pessoas.

II - Resultam de atividades cultural e técnica ou científica de criação artístico-literária, pesquisa ou divulgação.

III - Podem ter origem artística ou funcional com a finalidade de ensinar.

IV - Possuem fim administrativo e jurídico e servem como prova.

Quais estão corretas?

O tratamento das informações contidas nos arquivos deve, segundo Lopes (1997), espelhar a vida, em especial, as informações vinculadas à razão de ser das organizações, ou seja, àquelas chamadas de

Os documentos de arquivo são produzidos para atender determinadas demandas e “trazem a promessa de fidelidade aos fatos e ações que manifestam e para cuja realização contribuem”. Essa propriedade dos documentos de arquivo denomina-se

No meio arquivístico brasileiro, foi consagrada a distinção entre “classificação” e “arranjo”, conforme Gonçalves (1998). De acordo com tal distinção, a “classificação” corresponde às operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter ________________, a partir da análise das funções e atividades do organismo produtor de arquivos. Por sua vez, o “arranjo” engloba as operações técnicas destinadas a organizar a documentação de caráter ________________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo acima.

Considere as afirmativas abaixo no que concerne à Tabela de Temporalidade de Documentos.

I - A Tabela de Temporalidade de Documentos deve ser elaborada a partir do Código de Classificação de Documentos de Arquivo, observando os princípios da Teoria das Três Idades, que definirão parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos.

II - São inegáveis as vantagens que a disposição de prazos de retenção e eliminação de documentos, sob a forma de tabela, oferecem aos arquivistas na difícil tarefa de avaliação de documentos.

III - Para elaboração da Tabela de Temporalidade, os prazos deverão ser discutidos entre os membros da equipe técnica e os funcionários da área administrativa e da área afim da instituição, no sentido de determinar a guarda, eliminação e destinação dos documentos.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis