Questões de Arquivologia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2012

Recentemente, a imprensa divulgou notícia sobre as obras de reforma da sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Sobre esse assunto, leia as afirmações a seguir.

I. Um projeto de construção ou reforma bem elaborado permitirá que pequenas intervenções resultem em um bom desempenho do edifício que abrigará o arquivo ou o acervo de uma instituição.

II. Condições satisfatórias de climatização devem ser objetivos do projeto de reforma do edifício, a partir da análise de diversos fatores combinados, da verba e do prazo de execução da obra.

III. Tanto nas novas construções como na adaptação das existentes, maiores despesas iniciais justificam-se pela economia que ocorrerá na futura manutenção do edifício e na conservação do acervo.

IV. Juntamente com equipamentos de controle e monitoramento ambiental, dispositivos de detecção de incêndios possibilitam intervenções antecipadas, evitando os danos causados pelo fogo, pelo calor, pela fumaça, por gases tóxicos e pela ação inadequada no combate a um incêndio, tanto no período da reforma, quanto após a inauguração e uso do edifício.

Estão corretas as afirmações

O esquema preestabelecido para armazenamento, ordenação e classificação de documentos é denominado Plano de

O proprietário ou detentor de arquivo privado declarado de interesse público e social que, por qualquer motivo, realizar a transferência do local de guarda do arquivo ou de quaisquer de seus documentos, dentro do território nacional, deverá comunicar previamente o

As instituições arquivísticas brasileiras, salvo exceções, não possuem dotação de verba suficiente para a realização de atividades como conservação e restauro, reformatação de acervo para pesquisa e, até mesmo, pequenas reformas de suas instalações físicas. Com a finalidade de minimizar essa carência, agências de fomento estaduais, como a Fundação para o Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), criaram programas de auxílio direcionados a essas instituições, como por exemplo o

#Questão 37583 - Arquivologia, Geral, UFRJ, 2012, UFRJ, Auxiliar em Administração

Em uma instituição pública federal, o setor responsável por receber, classificar, registrar e movimentar os documentos denomina-se

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis