Questões de Arquivologia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2009

 

Tendo como referência o texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

O processo, documento típico das organizações públicas brasileiras, pode ser encerrado, entre outros motivos, pelo indeferimento da demanda.

Acerca dos arquivos correntes, intermediários e a avaliação dos documentos, julgue os itens subsequentes.

Os arquivos correntes, diferentemente dos arquivos intermediários, são constituídos de documentos com valores informativos e probatórios, que, após determinado prazo, podem ser eliminados ou preservados permanentemente.

 

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 51 a 57.

A gestão da informação é a principal finalidade de um sistema de arquivos, assim indicada na lei que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos, na qual é definida como a administração do uso e circulação de informações orgânicas e não orgânicas, além de seu tratamento técnico arquivístico.

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental na esfera pública, julgue os seguintes itens.

Os atuais procedimentos para organização da documentação pública visam à modernização da administração por meio da racionalização do fluxo documental e da agilidade na recuperação das informações; contudo, não representam contribuição para a garantia dos direitos dos cidadãos, pois não autorizam o acesso da população a documentos e informações.

Com relação às atividades de seleção, avaliação e eliminação segundo as especificidades da esfera pública, julgue os itens a seguir.

Para realizar a avaliação, o arquivista deve selecionar um grupo de servidores da administração para formar uma comissão de avaliação, com a finalidade de sugerir critérios e prazos para preservação ou eliminação de documentos. Entretanto, cabe exclusivamente ao arquivista do órgão a responsabilidade de criar um instrumento de destinação, orientar sua aplicação, orientar o processo de seleção, bem como emitir a autorização para a eliminação de documentos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis