Questões de Arquivologia do ano 2009

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Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2009

O método pedagógico adequado para mediar a relação entre os estudantes e o documento de arquivo é

São atribuições das Comissões Permanentes de Avaliação, exceto

Em determinado setor de trabalho de um ministério, tramitam cerca de quinhentos processos por ano. Enquanto permanecem nesse setor, os processos são acondicionados em caixas-arquivo e dispostos por número. O acesso a esses documentos só é possível com a informação do número do processo, que é gerado no momento de sua autuação. Os demais documentos, como ofícios, memorandos, contratos, relatórios etc., são arquivados pela origem (órgãos governamentais, entidades da sociedade civil etc.) ou pela espécie documental (ofícios recebidos e expedidos, memorandos, contratos etc.), tornando complexa e demorada a localização dos documentos desejados. Em geral, os processos são solicitados pelos interessados segundo os assuntos de que tratam (aquisição de material e contratação de serviços; solicitação de transporte; pedido de férias etc.).

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A correspondência recebida que tiver caráter ostensivo — ofício ou carta — não deve ser aberta pelo protocolo. Deve-se registrar, apenas, a espécie do documento e o órgão emissor para, em seguida, encaminhá-lo imediatamente ao seu destinatário.

Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.

Os arquivos correntes são constituídos de documentos com pouca frequência de uso que, pelo valor informativo que apresentam, são mantidos próximos de quem os recebe ou os produz.

Para arquivar documentos, são requisitos indispensáveis, dentre outros, do profissional que realiza essa atividade:

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