Questões de Arquivologia do ano 2009

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Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2009

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental na esfera pública, julgue os seguintes itens.

Antes de implantar arquivos ou sistemas de arquivos, estabelecer programas de transferência, recolhimento, microfilmagem, conservação, entre outros, é necessária a elaboração do inventário topográfico, instrumento que permite a análise de informações relativas a quantidade, espécies, gêneros, condições de armazenamento e conservação, taxa de acumulação e frequência de utilização dos documentos.

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental na esfera pública, julgue os seguintes itens.

O principal objetivo da classificação arquivística é dar visibilidade às funções e atividades do organismo que produz o arquivo, e às ligações entre os documentos. Tratase de um processo lógico que, partindo da análise das funções, atividades ou estruturas administrativas do produtor, visa estabelecer categorias genéricas, nas quais deverão ser distribuídos os documentos.

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental na esfera pública, julgue os seguintes itens.

As atividades de gestão documental não podem ser desenvolvidas sem levar em consideração a chamada classificação de segurança, que trata da atribuição de graus de sigilo a documentos e informações, sendo regida, na esfera pública, por legislação específica.

Com relação às atividades de seleção, avaliação e eliminação segundo as especificidades da esfera pública, julgue os itens a seguir.

Avaliação é o processo de análise que consiste na identificação das idades dos documentos, segundo os valores ativo, semiativo e inativo, a partir do qual se pode determinar o tratamento técnico adequado aos documentos em cada fase, de forma a contribuir para a racionalização e a eficiência administrativa.

Com relação às atividades de seleção, avaliação e eliminação segundo as especificidades da esfera pública, julgue os itens a seguir.

Plano de destinação se refere a um esquema no qual está indicada a destinação dos documentos; a expressão também é utilizada no sentido de conjunto dos instrumentos de destinação, podendo englobar a tabela de temporalidade, a lista de eliminação e o termo de eliminação, entre outros.

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