Questões de Arquivologia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2008

Uma universidade realizou, por meio de sua faculdade de música, concertos em várias cidades brasileiras. No entanto, para a confirmação desses eventos, foram trocados vários documentos entre a universidade e as pessoas responsáveis nas cidades que contrataram os concertos. Assim, visando a organização das informações, foi constituído, na faculdade de música, um arquivo específico com os seguintes correspondentes:

1 - Carlos Alberto de Sá – Minas Gerais – Belo Horizonte

2 - Julia Silva – Minas Gerais – Araxá

3 - Áurea Alves – Minas Gerais – Barbacena

4 - Célio Boaventura – Minas Gerais – São João Del Rei

5 - Cláudia de Abreu – Minas Gerais – Tiradentes

Sabendo que a organização obedeceu ao método geográfico, na modalidade estado-cidade-correspondente, a ordenação correta é:

A situação de muitos arquivos públicos brasileiros não é adequada em relação à organização e à preservação. Em alguns depósitos de documentos, os acervos são deixados no chão, amontoados. Uma equipe de arquivistas, ao desenvolver um trabalho de levantamento de dados em um desses depósitos, encontrou uma verdadeira montanha de documentos no chão, medindo 5 metros de comprimento, 1 metro de altura e 3 metros de largura. Considerando que a quantificação arquivística é realizada por metros lineares, com base nas medidas encontradas no depósito, a documentação arquivística em m/l, foi quantificada em

Uma equipe de consultores arquivistas quantificou o acervo do Arquivo Municipal de Presidente Figueiredo e encontrou a seguinte configuração:

- 5 estantes com 5 prateleiras (prateleiras medindo 1 metro de largura);

- 2 móveis arquivísticos de aço com cinco gavetas com 1 metro de profundidade cada;

- 1 amontoado de documentos medindo 1 metro de altura X 1 metro de largura e 2 metros de comprimento.

A equipe concluiu que esse arquivo possui, em m/l, a quantificação:

O arquivo central de uma empresa de engenharia utiliza a metodologia de indexação coordenada para identificar e localizar os documentos que são produzidos e acumulados. A seguir, são apresentados, já nas fichas próprias, alguns assuntos importantes para a empresa.

O responsável pelo projeto executivo solicita documentos específicos sobre a construção da hidrelétrica de Balbina, que são os representados pelos números

No século XX, algumas teorias sobre o "escritório sem papel" foram aventadas e hoje, século XXI, essas teorias não se confirmaram, pois a produção de documentos convencionais ou não continua intensa, gerando a formação de grandes depósitos de armazenamento. Em alguns desses depósitos, é fundamental a economia de pessoal, espaço, tempo e equipamento, além da racionalização da guarda e preservação dos acervos, visando a responder rapidamente às questões da administração, o que caracteriza os depósitos de arquivamento

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis