Questões de Arquivologia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2008

            Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um caminho não muito longo.

Antonia Heredia Herrera. Archivistica general.In: Teoriay prácticaSevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

 Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os itens a seguir.

O conceito de arquivo sofreu transformações relacionadas ao uso de diversos suportes materiais da informação e ao surgimento, na América do Norte, dos princípios de gestão de documentos.

    Records management e pré-archivage consagraram-se como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra, valorizando aspectos fundamentais dos arquivos — até então pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a Revolução Francesa.

                        Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

 Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens que se seguem.

A informação arquivística acumulada pelas organizações cumpre ciclo em dois contextos: no ambiente organizacional de sua produção e nas instituições arquivísticas.

O ambiente privilegiado de atuação do arquivista é o contexto administrativo e organizacional, onde a informação deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso tão importante quanto os recursos humanos, materiais ou financeiros. Acerca do gerenciamento da informação, julgue os itens subseqüentes.

A acumulação de informações orgânicas registradas dá origem aos arquivos da entidade. A informação não-orgânica existe, muitas vezes, nos setores de trabalho, mas igualmente na biblioteca ou no centro de documentação, sob a forma de publicações, de bancos de dados etc.

Elaborada e aplicada após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos países anglófonos, a gestão de documentos mostrou-se um conceito importante para dar inteligibilidade ao grande volume de documentos e informações acumulado diariamente pelas organizações contemporâneas. Acerca desse conceito e de aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

O conceito de gestão de documentos foi formulado a partir dos trabalhos da Comissão Hoover, criada para estudar a organização e o funcionamento da administração pública americana. Nessa época, as instituições arquivísticas estavam comprometidas com a conservação e o acesso aos documentos de valor histórico. Os documentos administrativos eram considerados da alçada exclusiva da área de administração.

Diagnóstico da situação arquivística ou análise das necessidades é um método que permite estudar uma situação referente à informação arquivística em uma administração. A elaboração de soluções realistas requer um diagnóstico, que se elabora a partir do conhecimento dos arquivos e das pessoas que geram ou utilizam as informações. A busca de soluções adequadas às necessidades deve ser feita a partir da compreensão e delimitação dos problemas existentes e da cultura organizacional. A respeito do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico dos arquivos do Poder Judiciário é um exemplo de diagnóstico do tipo minimalista.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis