Questões de Arquivologia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2008

Os arquivos têm um papel fundamental nas organizações contemporâneas. Quanto maior o número e a qualidade das informações, mais decisões seguras são tomadas. O arquivo, como um estoque informacional estratégico e privilegiado, tem muito a contribuir para a tomada de decisão e comprovação de direitos e deveres. Entretanto, para cumprir essa função primordial de disponibilizar as informações contidas nos documentos, é necessário que esses documentos estejam organizados.

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens de 81 a 87.

Quando se organiza um arquivo por estados da Federação, as capitais são ordenadas alfabeticamente como qualquer outra cidade, mas quando o principal elemento de identificação é a cidade e não o estado da Federação, as capitais devem ser alfabetadas em primeiro lugar.

Acerca do protocolo e de procedimentos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

As atividades dos arquivos correntes são as seguintes: recolhimento de documentos, preparação de catálogo seletivo, eliminação de documentos e preparação de amostragem documental.

Assinale a opção em que a aplicação das regras de alfabetação está correta.

Com relação à arquivologia e aos aspectos legais relativos à gestão documental na esfera pública federal, julgue os seguintes itens.

A preservação e a organização de documentos de arquivo são garantidas por lei porque tais documentos podem servir de apoio às atividades administrativas, ser elementos de informação e prova, além de contribuir para o desenvolvimento cultural e científico do país.

Julgue os itens a seguir, que abordam a classificação e a avaliação de documentos arquivísticos.

A tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades meio da administração pública e o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: atividades-meio são instrumentos essenciais à organização dos arquivos, aumentando a eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública porque possibilitam o controle e a rápida recuperação de informações, influenciam a racionalização da produção e do fluxo dos documentos e orientam as atividades de avaliação dos documentos produzidos e recebidos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis