Questões de Arquivologia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2006

Em uma instituição arquivística, foi solicitado aos técnicos de arquivo que verificassem os motivos que levaram ao desaparecimento de documentos de fundamental importância para o acervo, e que indicassem, em relatório formal, as suas conclusões. Após checagem de todo acervo, os técnicos concluíram que, entre os vários problemas enfrentados pelo pessoal do arquivo, o mais usual era a falta do indicador colocado no lugar das unidades ou itens documentais para sinalização da remoção temporária, que, em Arquivística, é denominado guia:

Em um arquivo público observou-se que a coleção de recortes de jornais apresentava alguns problemas de preservação. O local que abrigava a documentação era inadequado e a forma de armazenamento não era ideal. O profissional responsável por esse trabalho, através de um relatório, indicou um conjunto de soluções para sanar o problema. Solicitou que os documentos não mais ficassem em estantes de madeira e que também não permanecessem da mesma forma que se encontravam armazenados. O profissional recomendou utilizar estantes de:

De acordo com a teoria arquivística das três idades, a aplicação dos critérios de avaliação deve efetivar-se na fase:

O conjunto de operações que visam ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de maneira a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, dessa forma, o acesso à informação denomina-se atividade de:

Em A Vontade de Guardar: Lógica da Acumulação em Arquivos Privados, os autores fazem uma reflexão sobre o tratamento e publicização das fontes históricas de arquivos privados. Observam uma diferença entre a lógica dos arquivos públicos e privados, confirmando que o colecionador (ou "arquivador" por eles assim denominado) constitui sua coleção de documentos segundo critérios que lhe são preciosos - precaução, vingança, pragmatismo político ou administrativo, orgulho, fantasia e outros, e que "o sentido dos documentos reside em quem os acumula".
(Vianna, Aurélio et alli. A Vontade de Guarda:Lógica da Acumulação em Arquivos Privados, in Arquivo & Administração, V. 10-14, n.II, AAB, 1986)

A partir das premissas acima, podemos afirmar que o passo primeiro e fundamental na recuperação da informação em arquivos privados seria:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis