Questões de Arquivologia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2006

Existem vários métodos que utilizam números e são sempre mais eficientes que os outros métodos. Os principais são: o numérico simples, o numérico-cronológico, o variadex, o ideográfico, o decimal e o dígito-terminal.

Os documentos que já não são de uso corrente nos órgãos produtores passam a ser pouco consultados; por motivos de interesse administrativo e vigência jurídica, devem ser encaminhados para o arquivo permanente, onde aguardarão o cumprimento dos prazos legais que antecedem sua eliminação. O arquivo permanente é centralizado, recebendo os documentos dos diversos setores produtores de documentos.

O ser humano tem uma necessidade insaciável de informação. Desde tempos imemoriais, quando era transmitida apenas oralmente, a informação constituía uma mercadoria rara. É evidente que a introdução da informação documental, isto é, da que se encontra registrada em um suporte com a ajuda de um código preestabelecido, criou uma verdadeira revolução na maneira de ver e de utilizar a informação. Tornou-se possível registrar, copiar, autenticar, transmitir, comprar, receber, difundir, classificar, recuperar, armazenar, conservar e, finalmente, utilizar a informação de um modo relativamente fácil, estável e exato. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Por ser uma ciência em construção e relativamente nova, a ciência da informação ainda não é interdisciplinar.

A Resolução nº 5 do CONARQ, de 30 de setembro de 1996, determina que a eliminação de documentos produzidos pelo poder público deve ser:

Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.

ma das competências do CONARQ é, na condição de orgão central e normatizador do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), estabelecer diretrizes para o seu funcionamento, promovendo inter-relacionamento, intercâmbio e integração entre arquivos públicos e privados.

Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.

Uma das competências atribuídas aos setores arquivísticos integrantes do SINAR, é a de disseminar as normas estabelecidas pelo órgão central em sua área de atuação, zelando pelo seu cumprimento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis