Questões de Arquitetura da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura da Instituto Consulplan

#Questão 901822 - Arquitetura, Instalações Prediais, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Arquitetura

Considerando que o subsistema de esgotamento sanitário compreende, geralmente, a rede de canalizações e órgãos acessórios, órgãos complementares e dispositivos de tratamento dos esgotos, antes de seu lançamento no destino final, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 901820 - Arquitetura, Paisagismo, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Arquitetura

O entendimento sobre os diferentes tipos de jardins é de extrema importância nos projetos paisagísticos, conferindo o melhor modelo de acordo com o clima, a região, a vegetação disponível e a finalidade. Considerando as linhas projetuais, estilos e características dos tipos de jardins, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Jardim inglês. 2. Jardim japonês. 3. Jardim romântico. 4. Jardim moderno. 5. Jardim alpino.

( ) Lugar apropriado à meditação e ao recolhimento, cujo principal fundamento é o culto à natureza. Em geral, possui poucas plantas; porém, extremamente ornamentais.
( ) Possui como características principais: traçado orgânico de caminhos; plantio que remete à paisagem campestre e planos d’água na forma de pequenos e sinuosos lagos e reservatórios, que possibilitam a imersão do usuário no interior do espaço, isolando-o da realidade urbana do entorno.
( ) Tinha na informalidade a sua característica fundamental, ao preconizar a aproximação do homem à natureza e a negação do elemento ordenado.
( ) Busca a comunicação com o interior do edifício, cujos pisos devem interagir entre si, sempre visando à continuidade de materiais e o visual.
( ) Designado para regiões de clima temperado. Nesta condição de clima é muito importante a seleção de plantas como coníferas; camélia; plátano magnólia branca; dentre outras.
A sequência está correta em

#Questão 901824 - Arquitetura, Arquitetura Digital, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Arquitetura e Urbanismo

A Modelagem da Informação da Construção (BIM – Building Information Modeling) pode ser considerada como uma transição de época na prática de projeto; influencia toda a gama de atividades de projeto, desde os estágios iniciais de desenvolvimento de um projeto, lidando com a viabilidade e o projeto básico, até o projeto executivo e o detalhamento da construção. A imagem ilustra a relação geral entre esforço de projeto e tempo, indicando como o esforço é tradicionalmente distribuído (linha 3) e como ele pode ser redistribuído como um resultado da aplicação do BIM (linha 4).
Imagem associada para resolução da questão


Valor agregado, custo de mudanças e distribuição de compensação atual para serviços de projeto. (Disponível em: CURT 2004, apud SACKS 2021.)
Sobre o exposto e as características da BIM, é INCORRETO afirmar que:

#Questão 901825 - Arquitetura, Arquitetura Digital, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Arquitetura e Urbanismo

Pode-se afirmar que a eficiência energética em edifícios está relacionada a construir minimizando insumos de obras e otimizando os recursos naturais como luz solar, água, ventilação natural, para então racionalizar a energia durante a operação do edifício. Considerando que o Building Information Modeling – Modelagem da Informação na Construção (BIM), é uma ferramenta que permite simular diferentes cenários, possibilitando a tomada de decisão baseada em evidências e dados, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode-se basear a eficiência energética em dois pontos: a construção e a operação do edifício. O grande desafio dos engenheiros e arquitetos é encontrar o balanço ideal entre estes dois pilares. As simulações realizadas com a ajuda de ferramentas BIM aceleram o processo e aumentam a quantidade e a qualidade dos dados, para que sejam tomadas melhores decisões na fase inicial de execução do projeto.
II. A qualidade da iluminação dos ambientes é mais um desafio na concepção dos edifícios. As ferramentas BIM permitem simular diferentes tipos de lâmpada, a altura e a sua disposição, verificar diferentes cores e materiais de revestimentos, simular diferentes tamanhos e tipos de aberturas nos ambientes, analisando a quantidade de luz distribuída e, ainda, a utilização de sombreamento – brizes ou cortinas.
III. Os softwares paramétricos destinados a uma arquitetura sustentável podem apresentar modos de conceber, visualizar, gerar, desenhar e modelar formas físicas a partir de elementos naturais, onde cadeias de informação permitem que a forma se torne arquitetura com uma maior precisão, maior sustentabilidade, mais eficiência. Uma desvantagem é que os estudos paramétricos não permitem a obtenção de mobiliários urbanos.
IV. As ferramentas BIM permitem fazer simulações de cargas térmicas de aquecimento e resfriamento, que sofrem influências pelos ganhos de calor interno devido ao número de ocupantes e padrões de uso e operação da edificação e seus sistemas (iluminação e equipamentos). Elas variam em diferentes estações do ano, dependendo da orientação das fachadas, que podem ter insolação direta, ou que não pegam muito sol.
V. Uma vantagem da arquitetura paramétrica pode ser vista no momento em que uma mesma programação consegue gerar milhões de hipóteses diferentes a partir de vários parâmetros que mudam de acordo com seu contexto de inserção projetual; cada vertente de escolha do algoritmo pode gerar um novo ativo que em questões de minutos pode ser testado de diferentes formas para estudar múltiplas possibilidades de projeto dentro das premissas condicionadas na programação; a desvantagem é não possuir interface com o sistema BIM.
Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 901826 - Arquitetura, Urbanismo, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Arquitetura e Urbanismo

Sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem obedecer aos parâmetros da ABNT NBR 9050/2020 quanto às quantidades mínimas necessárias, localização, dimensões dos boxes, posicionamento e características das peças, acessórios, barras de apoio, comandos e características de pisos e desnível. Devem, ainda, possuir entrada independente, de modo a possibilitar que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária acompanhada de uma pessoa do sexo oposto. Considerando o tipo de edificação, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Edificação de uso público. 2. Edificação de uso coletivo. 3. Edificação de uso privado áreas de uso comum.
( ) Em edificação a ser ampliada ou reformada, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um por bloco.
( ) Em edificação existente, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser um por pavimento, onde houver, ou onde a legislação obrigar a ter sanitários.
( ) Em edificação a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um, onde houver sanitários.
( ) Em edificação a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um em cada pavimento, onde houver sanitário.
( ) Em edificação a ser construída, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes, deve ser de 5% do total de cada peça sanitária, com, no mínimo, um, para cada sexo em cada pavimento, onde houver sanitários.
( ) Em edificação a ser ampliada ou reformada, o número mínimo de sanitários acessíveis com entradas independentes deve ser de 5% do total de cada peça sanitária com, no mínimo, um em cada pavimento acessível, onde houver sanitário.
A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis