Listagem de Questões sobre Projeto
O chamado planejamento físico-territorial consiste na concepção do planejamento como atividade de elaboração de planos de ordenamento espacial de uma "cidade ideal". Tratase, portanto, de planos nos quais se projeta a imagem desejada em um futuro menos ou mais remoto - no estilo "a cidade - x - daqui a 10 anos" - onde o plano funciona como um conjunto de diretrizes a serem seguidas e metas a serem perseguidas. Sobre esse tipo de planejamento é correto afirmar:
O planejamento físico-territorial convencional não é marcadamente regulatório.
Em sua versão convencional, o planejamento físicoterritorial no Brasil é o mesmo que os anglo-saxões denominam de "blueprint planning".
Seu apogeu se situa entre o final da década de 80 e os anos 90.
Suas idéias não estão relacionadas à idéia do Urbanismo Moderno.
É considerado pela literatura crítica especializada como um instrumento inovador e, portanto, tido como muito pouco conservador.
Nos últimos quarenta anos, a moderação de tráfego (traffic calming) tem sido uma prática comum em alguns países que buscam tratar problemas relativos à violência existente em seus sistemas viários. A revisão do espaço urbano e a promoção de melhores relações entre os envolvidos no uso destes sistemas são suas características especiais. Sobre a moderação de tráfego podemos afirmar, exceto:
Na sua adoção é preciso assegurar que o sistema arterial esteja operando de forma eficaz, com o adequado atendimento de suas necessidades de maior fluidez e velocidade.
A intervenção em vias locais requer uma simultânea intervenção nas vias adjacentes para garantir sua operacionalidade, através do controle do tráfego, ou seja, do gerenciamento da demanda ou da Gerência de Mobilidade.
Sua atuação se dá através da construção de intervenções físicas na estrutura viária tais como: estreitamento das vias, construção de plataformas, almofadas, platôs, chicanas, sonorizadores, entre outras.
Tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental das vias com a redução dos riscos de acidentes e dos níveis de ruído e poluição.
No sentido amplo, não se confunde com uma postura de política de transporte, englobando por exemplos o planejamento do uso do solo e a tarifação de vias, entre outros.
Para alguns autores do campo do planejamento e gestão urbana, o grau de abertura para a participação popular admite ser tratado com o auxílio de uma escala de avaliação inspirada na clássica "escada da participação popular" de ARNSTEIN (1969). Essa escala estabelece a seguinte a seguinte graduação:
Com base nessa escala, assinale a alternativa incorreta:
2 e 3 correspondem a situações de não-participação.
4 e 5 correspondem a graus de pseudo-participação
7 e 8 correspondem a graus de participação autênticos.
3 corresponde a uma situação de pseudo-participação.
1 corresponde a uma situação de não-participação.
Os parâmetros urbanísticos consistem em grandezas e índices que medem aspectos relevantes relativos à densidade e à paisagem urbana. Considerando a relação de parâmetros apresentadas no quadro a seguir, assinale abaixo a alternativa que apresenta a seqüência correta:
1A, 2E, 3C, 4D e 5B.
1E, 2A, 3B, 4D e 5C.
1E, 2A, 3C, 4D e 5B.
1A, 2E, 3C, 4B e 5D.
1E, 2C, 3A, 4B e 5D.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São considerados levantamentos básicos para a elaboração de planos de ordenamento territorial urbano os referentes aos seguintes aspectos:
I - uso e ocupação do solo.
II - sistema viário e transporte.
III - infra-estruturas (abastecimento de água, redes de esgoto e drenagem).
IV - relevo e hidrografia.
O correto está em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
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