Listagem de Questões sobre Projeto
A literatura técnica mais recente atesta que a arborização do meio urbano é um fator extremamente importante para a melhoria da qualidade do ar dos centros urbanos. Considerando essa produção técnica mais recente é incorreto afirmar:
Uma cortina de árvores, por exemplo, é capaz de reter mais de 80% das partículas inaláveis emitidas pelos motores a diesel.
Áreas de lazer, praças com brinquedos infantis ou equipamentos para exercício físico instalados a menos de 50 metros de via de trânsito intenso, é uma decisão urbanística que expõe os usuários desses locais à poluição.
Uma boa proposta para estimular e promover a arborização urbana, adotada no município do Rio de Janeiro, é a vinculação de qualquer concessão da licença final de "habite-se" de edificação multifamiliar, comercial ou industrial ao plantio de determinada quantidade de árvores em áreas definidas pela prefeitura.
Em muitas cidades, os programas de arborização são postos como "medidas compensatórias", ou seja, mecanismos que obrigam o empreendedor a compensar uma derrubada de árvores plantando outras no próprio local ou em outros. Esse tipo de programa deve ser estimulado pelos governos locais por permitir uma maior flexibilização no corte de árvores com localização imprópria.
Estudos recentes destacam a importância das áreas descampadas e verdes para o clima urbano e a qualidade do ar. Essas áreas são elementos indispensáveis das cidades contemporâneas, com efeito funcional e estético.
Sobre a CI é incorreto afirmar:
As primeiras aplicações da CI foram feitas em áreas residenciais antigas nas periferias dos centros históricos e carregavam um forte viés social.
A CI nas suas primeiras aplicações tentava recuperar a área em termos da sua estrutura física, econômica e social, mantendo os antigos habitantes nos edifícios recuperados.
Nos anos 80 e 90, a proposta da CI foi apropriada por políticas urbanas sem forte cunho "social". Por sua vez, a conservação de áreas históricas passa a ser encarada como uma forma de revitalização ou reabilitação de áreas centrais deprimidas ou obsoletas.
Entre os princípios básicos da CI destaca-se que a conservação do patrimônio deve ser considerada como o objetivo principal da planificação urbana e territorial, e as municipalidades são as principais instituições responsáveis pela conservação desse patrimônio e, portanto, devem trabalhar de forma cooperada com a sociedade.
Na recuperação de áreas urbanas degradadas a CI sugere sempre a realização de modificações na composição social dos residentes dessas áreas como forma de alcançar sua reabilitação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Pode-se afirmar que os traçados retilíneos de vias perpendiculares às curvas de níveis:
têm bom desempenho em sítios de 0% a 5% de declividade.
têm bom desempenho em sítios de 20% a 30% de declividade.
têm bom desempenho em sítios com declividade superior a 45%.
não têm bom desempenho, qualquer que seja a declividade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Após o levantamento plani-altimétrico de uma área, são gerados alguns desenhos de interpretação de resultados, que se chamam:
Para muitos autores os diagramas constituem-se em instrumentos de concepção de idéias arquitetônicas. O momento em que uma idéia é transferida da mente do projetista para uma forma externa qualquer, representa um ponto crítico no ciclo de vida do projeto arquitetônico. Desse modo, esses instrumentos são adequados a esse momento do projeto. Esses diagramas por sua vez são classificados de acordo com o seu potencial de auxílio ao processo de tomada de decisão, a saber:
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o tipo de diagrama e o seu respectivo conceito/definição:
1C, 2B, 3A, 4E e 5D.
1A, 2C, 3B, 4E e 5D.
1C, 2A, 3B, 4E e 5D.
1C, 2B, 3D, 4E e 5A.
1B, 2C, 3A, 4D e 5E.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}