Listagem de Questões sobre Projeto
A concepção de um projeto arquitetônico para edifício público deverá buscar soluções diversificadas para responder ao desafio da sustentabilidade. Quanto à adoção de tecnologias:
Os “edifícios sustentáveis” são por definição “edifícios inteligentes”.
No “edifício inteligente” o projeto arquitetônico deve integrar a rede física de lógica, dados e voz, com os demais subsistemas do edifício.
No “edifício sustentável” as soluções demandam a independência tecnológica no aproveitamento dos recursos naturais.
No “edifício sustentável” a tecnologia pode ser uma aliada visando-se a otimização dos recursos naturais.
Os “edifícios inteligentes” são por definição “edifícios sustentáveis”.
os edifícios foram concebidos para o sistema tradicional de construção, embora com uso rigoroso de estrutura modular.
o arquiteto desenvolveu um projeto racionalizado, com componentes pré-fabricados.
o projeto, devido à tecnologia disponível na época, valeu-se apenas de alguns componentes industrializados: vigas, consolos e escadarias.
a liberdade da arquitetura de Niemeyer permanece vinculada à construção tradicional, impedindo projetos racionalizados.
o emprego racionalizado tanto de painéis leves em argamassa armada quanto do sistema viga-pilar-laje, evidencia-se nessa obra.
O conjunto Veracruz cria, a partir da arquitetura, um meio de distinguir diversas partes do cenário urbano, ao mesmo tempo que subentende continuidade. Nesse sentido, é antagônico à teoria da Gestalt, para a qual o conhecimento de um todo somente é adquirido por meio da apreensão de suas partes, pois o todo equivale à reunião das partes.
O projeto demonstra uma crítica aos grandes projetos de especulação imobiliária atuais, cujos empreendimentos compreendem toda uma quadra com diversidade de tipologia, ainda que por vezes com a mesma linguagem. A produção dessa arquitetura homogênea consegue estabelecer relações com o entorno urbano.
Contrapondo-se à concepção do “mercado”, Higuera e Sánchez demonstram, com a solução proposta, entendimento da complexidade que constitui o espaço urbano, pois criam um conjunto com diversidade de tipologias que, mesmo estranho à malha urbana local, assegura a identidade da mesma.
A solução dada ao conjunto Veracruz entende a arquitetura como intervenção em uma preexistência e retoma características essenciais do bairro para induzir o observador a recordar a fonte, ao mesmo tempo em que desfruta do contemporâneo. O conjunto ganha significado, pois seu valor é dado a partir da analogia com o preexistente.
Os espaços semi-públicos no térreo do complexo demonstram a vontade de assegurar tais espaços para uso restrito dos moradores. A solução do pátio interno, que se conecta com a rua, incide no fortalecimento da segurança social, na escala do pedestre. Explorando esse conceito, a proposta atém-se à preexistência.
I e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}