Listagem de Questões sobre Projeto
Com relação à instalação de mobiliário urbano, assinale a opção correta.
Se a utilização de mobiliário implicar em manuseio, ele deve estar visível e à altura média de 1,50 m.
O local de instalação do mobiliário deve conter piso tátil de alerta, conforme necessário.
Recomenda-se que os objetos do mobiliário urbano compartilhem elementos de sustentação de desenhos variados.
Nas esquinas de ruas, os mobiliários urbanos poderão ser instalados a 1,50 m dos pontos de curva.
Para as pessoas com deficiência física, em especial aqueles em cadeira de rodas, basta facilidade de aproximação e de alcance manual de mobiliários urbanos.
Com relação à lógica do sistema viário urbano, assinale a opção correta.
As vias coletoras promovem a distribuição do tráfego local, apresentam baixa fluidez, alta acessibilidade e se caracterizam pela intensa integração com uso e ocupação do solo.
As vias arteriais promovem as ligações entre vias locais, exclusivas ou não para pedestres.
A função da via é seu desempenho de mobilidade, considerados aspectos da infraestrutura, do uso e ocupação do solo, dos modais de transporte e tráfego veicular.
Priorizar a organização do transporte por meio de veículos para uma só pessoa constitui a lógica do sistema viário urbano.
As vias locais são logradouros públicos com características infraestruturais e paisagísticas próprias de espaços exclusivos para os pedestres.
No tocante ao subsistema de drenagem pluvial, assinale a opção correta.
As bocas de lobo são canalizações destinadas a receber as águas pluviais captadas na superfície e encaminhá-las ao seu destino final.
Nas cidades medievais, onde o tráfego maior era de pedestres, as águas pluviais escoavam por sobre o pavimento das vias, geralmente em sua parte central.
As galerias são elementos do subsistema de drenagem de águas pluviais que possibilitam o acesso às canalizações, para limpeza e inspeção.
O subsistema de drenagem pluvial tem a função de promover o adequado escoamento das massas líquidas provenientes das chuvas e dos rios que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos danosos das inundações.
As sarjetas, entre o passeio e o leito carroçável, são dispostas paralelamente ao eixo da rua e construídas geralmente de pedra ou concreto pré-moldado.
Desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente de forma igualitária, sem comprometer as possibilidades de sobrevivência e prosperidade das gerações futuras.
Para a Agenda Habitat, os seres humanos passam a ser menos enfatizados e as preocupações concentram-se no desenvolvimento sustentável como, por exemplo, as moradias adequadas para a sustentabilidade, em harmonia com a natureza.
A Carta de Atenas, já em 1933, continha as mesmas recomendações da Agenda 21.
Hoje as reivindicações sociais não compõem mais as discussões sobre o futuro das cidades, elas estão centradas no direito às cidades sustentáveis.
A Rio+20 é um conjunto de resoluções aprovadas na conferência internacional Eco-92, realizada, em 1992, na cidade do Rio de Janeiro. Organizada pela ONU, contou com a participação de 179 países e resultou em medidas para conciliar crescimento econômico e social com preservação do meio ambiente.
Nos grandes centros, a comunicação visual tem se tornado parte da paisagem, sendo que, em alguns casos, representa uma identidade urbana.
Independentemente da técnica ou da expressão artística, o autor pretende deixar registrada no grafite uma marca que o identifique.
Pode-se dizer hoje que, nas grandes cidades, comunicação visual é sinônimo de poluição visual.
Ao conquistarem respeito e espaço na sociedade, o grafite e a pichação são considerados formas de arte urbana.
Enquanto expressões das camadas menos privilegiadas da sociedade, as artes urbanas, como o grafite e a pichação, constituem manifestações de protesto, de caráter eminentemente político.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}