Listagem de Questões sobre Projeto
O levantamento de um projeto de edificação é definido como uma etapa técnica destinada
à concepção e à representação das informações técnicas dos elementos da edificação.
à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais necessárias ao entendimento da configuração da edificação.
à elaboração de análise, à avaliação para a seleção e à recomendação de alternativas para a concepção da edificação.
à determinação das exigências de caráter prescritivo ou de desempenho relacionadas às necessidades e às expectativas dos usuários.
à coleta de informações e referências, que representam as condições preexistentes de interesse para instrução sobre a elaboração do projeto.
Considere a seguinte situação hipotética. As vigas principais de uma malha estrutural de 3,75 m × 10,00 m, lançada sobre a malha de vedação de 1,25 m × 1,25 m vencem vãos de 10,00 m, e as nervuras secundárias vencem vãos de 3,75 m. Nessa situação, um volume possível gerado por esses módulos deverá medir, na planta, 20,00 m × 39,25 m.
As vagas de garagem oferecem boa referência para a modulação de uma edificação que nasce do subsolo. O submúltiplo de suas medidas de 2,50 m x 5,00 m gera uma malha quadrada de 1,25 m, que, além de ser muito prática para dimensionar ambientes, atende à norma.
Aço, concreto e madeira são materiais adequados à racionalização e à pré-moldagem.
Extensibilidade consiste na adequação da edificação a mudanças de programa, sem que sejam alteradas as dimensões da planta modular.
A flexibilidade, possível a partir da coordenação modular, é a capacidade de, em uma edificação, serem gerados espaços flexíveis nos quais as reformas são mais onerosas e os custos iniciais são menores.
O piso escalonado, ainda que melhore a visibilidade, reduz o raio sonoro, o que diminui a energia sonora recebida pela plateia.
O volume de um auditório para música deve ser maior do que o de um auditório destinado apenas para palestras. Considerando que, em um auditório, a área de cada assento varie de 0,55 m2 a 0,70 m2, e o volume de cada assento, de 2,0 m3 a 5,0 m3, é correto afirmar que o volume de um auditório a ser utilizado para concertos de música de câmara, com capacidade para 300 pessoas, deve ser de aproximadamente 210 m3.
De acordo com a NBR 9.077:2001, o lanço mínimo de escadas deve ser de cinco degraus e o lanço máximo entre dois patamares consecutivos não deve ultrapassar 2,10 m de altura.
Conforme a NBR 9.077:2001, a largura das escadas deve ser diretamente proporcional à área da edificação, salvo quando houver recomendação municipal específica.
A parte da escada assinalada com o número 2, na figura I, corresponde à saliência do piso sobre o espelho, ou seja, ao bocel.
Sabendo-se que a altura do pé-direito de uma edificação é igual a 2,70 m e que a espessura acabada da laje do piso superior é igual a 0,18 m, é correto afirmar que, aplicando-se a fórmula de Blondel para a construção de uma escada de 18 degraus nessa edificação, o valor de y, mostrado na figura I, será igual a 0,17 m.
Considerando que uma escada de n espelhos possui n – 1 pisos, a distância d, mostrada na figura II, será igual ao produto da largura do piso encontrado pelo número de espelhos menos 1.
As atividades B e E são críticas.
A seta tracejada representa uma atividade recorrente.
O projeto possui dois caminhos críticos.
A atividade E é a última prevista a ser concluída.
A duração do projeto é de nove dias.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}