Listagem de Questões sobre Geral
Estrutura analítica (work breakdown structure) é
uma forma de divisão e hierarquização de um projeto, de forma a permitir controlá-lo adequadamente.
o conjunto de ferramentas de análise empregadas no planejamento, gestão e avaliação de um projeto.
uma forma de definir a interdependência entre as diferentes atividades envolvidas em um projeto.
a representação das condições de contorno de um projeto: relação com clientes e fornecedores, recursos, prazos, interlocutores e regulamentação pertinente.
o organograma da equipe de trabalho envolvida no projeto, com discriminação das responsabilidades e qualificações necessárias.
Para responder às questões de números 25 e 26, leia o texto abaixo.
Uma empresa de economia mista controlada pela União necessita construir um anexo ao seu edifício-sede, uma obra com custo total estimado em R$ 3.000.000,00 e custo de projeto da ordem de 4% desse total. A obra é urgente e a Diretoria da empresa já se decidiu pela modalidade de execução indireta. Essa obra envolve a entrada simultânea ou sucessiva de diferentes equipes na execução de serviços interdependentes entre si – equipes de execução de estaqueamento, fundações e estruturas, vedações, instalações e equipamentos, etc.
Uma ferramenta das mais adequadas para demonstrar as interdependências entre serviços parciais e otimizar o prazo final de execução dessa obra é
o gráfico Gantt.
a rede de PERT/CPM.
o organograma das equipes.
a tabela de alocação de equipamentos e pessoal.
O setor de manutenção de uma empresa propôs-se a implantar uma sistemática de acompanhamento e controle de custos nas obras sob sua responsabilidade. Isso significa que, entre outras coisas,
os custos finais das obras deverão ser comparados com os orçamentos estimados, dentro de um plano de contas elaborado a partir deste último
serão apropriadas as quantidades e custos reais de materiais e de mão-de-obra, para fins de análise de consumo, perdas e custos dos materiais e análise de índices de produtividade e custo da mão-de-obra.
será adotado um plano de contas existente no mercado, suficientemente detalhado, cuja utilização passará a ser obrigatória em todas as obras contratadas pela empresa.
o cumprimento dos prazos previstos no cronograma de obras será monitorado, de forma a se apropriarem os custos financeiros da obra.
as obras contratadas pela empresa passarão a obedecer a uma tabela de preços unitários fixos e reajustáveis.
Em etapas de estudo de viabilidade técnica de uma obra ou de concepção de seu projeto, pode-se produzir um orçamento da construção, por estimativas, a partir dos seguintes indicadores:
área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.
área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.
quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.
Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode-se afirmar que
o planejamento técnico trata do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.
o primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.
são duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo um enfoque inovador, que enfatiza o relacionamento interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.
são duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque centrado mais estritamente no instrumental de planejamento e o segundo um enfoque centrado no instrumental de controle do projeto.
o primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto – "como fazer" e "quem fará".
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}