Questões de Arquitetura do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2018

Em uma condição de clima quente úmido, o projeto arquitetônico tem que levar em consideração diversos fatores que influenciam na qualidade do projeto. Frota & Schiffer (2003), no Manual de Conforto Térmico, apontam para vários aspectos que devem ser observados, sendo assim, analise as assertivas abaixo:

I. Como a variação da temperatura noturna é muito significativa, a ventilação noturna não interfere na qualidade térmica da edificação.

II. Deve-se prever aberturas suficientemente grandes para permitir a ventilação nas horas do dia em que a temperatura externa está mais baixa que a interna.

III. Deve-se proteger as aberturas da radiação solar indireta, e gerar condições de obstáculos aos ventos.

 IV. As construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isso dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia.

Quais estão INCORRETAS?

No Brasil, a carta solar varia desde Boa Vista, no hemisfério norte, onde o Sol atinge o zênite praticamente o ano todo, até Porto Alegre, onde o Sol nunca atinge o zênite, passando por Brasília, onde o Sol chega ao zênite em curto período do ano. Nesse sentido, considere que determinada edificação apresente uma planta formando um retângulo implantado a 45º em relação aos pontos cardeais nessas três localidades.

Tendo como referência as informações e as cartas precedentes, julgue o item seguinte, a respeito de conforto térmico.

Em Boa Vista, as quatro fachadas de uma edificação deverão ter uma proteção equivalente; em Porto Alegre, somente as fachadas nordeste e sudeste necessitam de proteção especial à tarde; em Brasília, além dessa proteção à tarde, é necessária uma proteção auxiliar nas duas fachadas viradas para norte (NO e NE).

Ao abordar as variáveis ambientais que influenciam no conforto térmico durante o processo de projeto, Ali Tourdet e Bensalem (in KOWALTOWSKI et al., 2011) propuseram uma metodologia baseada no pressuposto de que usar indicadores simples da geometria do tecido urbano auxilia na proposição de parâmetros geométricos e ambientais relevantes para o controle climático urbano. São parâmetros ambientais desse método os seguintes indicadores, exceto:

Com vistas à questão de eficiência energética, assinale a opção que indica a melhor orientação para as fachadas de menor superfície, de casas rurais implantadas em uma região de clima tropical.

O desenho urbano constituiu um processo que dá forma a uma cidade, que pode ser consciente, inconsciente ou híbrido. O plano piloto de Brasília, cidade de São Paulo e comunidade oriunda de ocupação ilegal ao longo do tempo, são, respectivamente, exemplos de desenho urbano:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis