Questões de Arquitetura do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2017

Tendo em vista algumas teorias que abordam as estruturas e a ordenação do espaço edificado na paisagem urbana, apresentam-se sinteticamente três importantes posturas metodológicas de análise urbana desenvolvidas por autores consagrados, e aplicadas ao longo da segunda metade do século XX, constituindo referências importantes para a cultura e a prática contemporânea do urbanismo:

I. Construção teórica que se concentra em abordar as relações entre o público e o privado como instância privilegiada para apreender – e, desse modo, aprender a projetar – o espaço arquitetural/urbano.

II. Proposição de visão serial como uma metodologia de análise da paisagem. Ilustra a maneira complexa e fragmentada pela qual os espaços arquitetônicos e urbanos se revelam ao nosso olhar. Baseia-se em uma análise intuitiva e artística da paisagem urbana, apresentando três maneiras (categorias) pelas quais o meio ambiente pode gerar respostas emocionais: ótica, lugar e conteúdo.

III. Contribuição teórica que se concentra no lançamento de fundamentos para uma leitura do ambiente baseada na percepção do usuário,definindo categorias de análise da forma visual da cidade. Método de leitura ambiental – perceptiva e cognitiva – baseado em cinco categorias: vias, nós, limites, bairros e marcos.

Escolha a alternativa que relaciona, em sequência correta, os nomes dos personagens responsáveis por tais proposições teóricas.

As chamadas cartas patrimoniais são documentos cujo caráter é indicativo ou, no máximo, prescritivo. Constituem base deontológica para as várias profissões envolvidas na preservação, mas não são receituário de simples aplicação. A Carta de Veneza, fruto do II Congresso Internacional de Arquitetos e de Técnicos de Monumentos Históricos realizado em Veneza, em 1964, permanece como documento-base do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), criado em 1965 e acolhido pela Unesco como órgão consultor e de colaboração.

A influência da vegetação e da arborização na temperatura do ar, principalmente em locais de clima tropical e subtropical úmido, está relacionada com o controle da radiação solar, ventilação e da umidade relativa do ar que ameniza em muito o rigor térmico da estação quente.

De acordo com os autores Lúcia Mascaró e Juan Mascaró do livro Vegetação Urbana (2002), em quantos graus a temperatura do ar é menor sob os grupos arbóreos em relação as áreas expostas à radiação solar?

As relações entre incorporadores, construtoras e projetistas envolvem diversas dificuldades de ordem técnica e comercial, principalmente pela deficiência de normas e regulamentações que efetivamente possam orientar essas relações. Para minimizar esses problemas, torna-se necessário o estabelecimento de um fluxo de trabalho estável e padronizado para elaboração de diversos projetos de um empreendimento, em que as etapas a serem cumpridas atendam adequadamente às necessidades de todos os intervenientes.

Assim, os autores do livro Gestão e coordenação de projetos em empresas construtoras e incorporadoras: da escolha do terreno à avaliação pós-ocupação apresentam as fases de projeto e seus objetivos: concepção do produto, definição do produto, identificação e solução de interfaces, projeto de detalhamento das especialidades, pós-entrega do projeto e pós-entrega da obra.

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da fase de pós-entrega do projeto.

O livro “Urban Design: a typology of procedures and products” (LANG, 2005) classifica os processos de desenho urbano em quatro tipos: o Desenho Urbano “total”, o Desenho urbano “all of a piece”, o Desenho Urbano “piece-by-piece” e o Desenho Urbano “plug-in”. Essencial para um bom entendimento do desenho urbano é saber por quem as decisões são tomadas e com qual encadeamento. Atente ao que se diz a seguir sobre os tipos de desenho urbano:

I. No Desenho Urbano “total”, uma única equipe controla todo o projeto. Esse tipo é raro de se encontrar — pelo menos aqui no Brasil.

II. No Desenho urbano “all of a piece”, a produção das edificações é feita a partir de centenas ou milhares de decisões individuais que, entretanto, devem obedecer a um conjunto de normas gerais. Sendo assim, a construção de edificações é controlada por zoneamentos, incentivos e penalidades.

III. No Desenho Urbano “piece-by-piece”, uma equipe cria um plano geral que orienta as intervenções de diversos empreendedores, cada um com sua própria equipe. Um exemplo desse tipo é o Loteamento Pedra Branca, em Palhoça, SC. Lá, uma equipe norte-americana (DPZ), com a ajuda de arquitetos brasileiros, fez um masterplan para a área. Em seguida, vários escritórios de arquitetura foram contratados para projetar as quadras que compõem a proposta geral.

IV. O Desenho Urbano “plug-in” remete ao conceito de “acupuntura urbana”, segundo o qual intervenções pontuais no tecido urbano seriam capazes de produzir consequências benéficas para o entorno e, talvez, para toda a cidade.

Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis