Listagem de Questões sobre Geral
Uma canção extremamente popular, daquelas que encontrou eco na massa, mas que tenha sido veiculada pelos meios modernos de comunicação e da qual se conhece o autor é classificada como
folclórica, pelo fato de ser objeto da memória coletiva.
não folclórica, pelo fato de não ser antiga.
produção que faz parte da cultura popular.
folclórica, pelo fato de ainda não ter sido esquecida.
folclórica, porque tudo que faz parte da cultura popular é folclórico.
Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A crítica pós-moderna se caracteriza propriamente como uma avaliação epistemológica da ciência antropológica. Na verdade o objeto dessa crítica referese muito mais aos conceitos ou leis utilizados pela antropologia do que à pratica discursiva etnográfica.
A crítica pós-moderna considera o conhecimento etnográfico como resultado de situações de diálogo entre subjetividades concretas que interagem em condições sobredeterminadas de contato e de negociação de sentido. Ou seja, o texto etnográfico, ao privilegiar a voz do antropólogo, tende a não anular as outras vozes.
Observando os antropólogos pós-modernos em sua prática de pesquisa, constata-se que as preocupações desses etnógrafos (ou "meta-etnógrafos") não recaíram sobre questões relativas ao próprio processo de produção do conhecimento antropológico.
Foi a partir do final dos anos 70 que os horizontes da crítica antropológica foram redirecionados, possibilitando a reflexão dos antropólogos pósmodernos, os quais, acostumados a ver as culturas como texto e a antropologia como sua interpretação, passaram a tomar o próprio texto etnográfico como objeto de interpretação.
Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.
I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.
II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.
III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.
IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.
V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
As unidades típicas de estudo da abordagem interpretativa são os grupos naturais ou as microculturas, caracterizados pela interação recorrente de seus membros para a consecução de uma ação comum. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Uma microcultura é estudada em circunstâncias concretas e particulares da prática e em circunstâncias culturais e históricas específicas.
As microculturas locais são estáticas uma vez que o processo interpretativo é continuamente formativo.
Uma microcultura é estudada em circunstâncias concretas e particulares da prática, sem levar em conta as circunstâncias culturais e históricas específicas.
O pesquisador não é o principal instrumento na coleta dos dados: os dados não podem ser mediados pelo instrumento humano.
O pesquisador encontra diferentes formas de interpretação do senso comum. Seu papel é o de sintetizar tais significações e apresentá-las com significado único.
Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
As pesquisas e estudos de populações indígenas são realizadas, na maior parte das vezes, em território brasileiro. Embora para os especialistas seja fortuito que os grupos indígenas estejam situados no Brasil, o fato é que existem implicações políticas e ideológicas significativas nessa localização.
Entre os pesquisadores contemporâneos, há uma tendência crescente no interesse pela antropologia feita em Portugal, atestando o significado dos vínculos históricos e linguísticos e dos caminhos lusobrasileiros.
Florestan Fernandes, ao reconstruir a organização social dos Tupinambá, também os inseria no mapa mundial, provava sua competência além-fronteiras, e também encontrava o ponto zero da história do Brasil.
No Brasil Lévi-Strauss encontrou o caminho para a noção (universal) de estrutura dual nos Bororo.
A pesquisa antropológica brasileira se fecha no território brasileiro, de forma a dispensar as ondas migratórias para outros países.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}