Listagem de Questões sobre Geral
A respeito do social e do cultural como categorias do estudo da Atropologia, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.
I Dado o fato de que a cultura pode ser reificada no tempo e no espaço (por meio de sua projeção e materialização em objetos), ela pode sobreviver à sociedade que a atualiza em um conjunto de práticas concretas e visíveis.
II Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa haver sociedade sem cultura.
III Ter tradição não significa, necessariamente, vivenciar as regras de modo consciente, colocando-as dentro de uma forma qualquer de temporalidade.
IV Não se pode afirmar que sociedades sem tradição sejam sistemas coletivos sem cultura.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.
I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.
II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.
III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.
IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.
V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Em “Carnaval, Malandros e Heróis”, DaMatta sustenta que o Carnaval é um ‘rito sem dono’, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ‘ricos’ que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.
II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da “casa”, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do “Você sabe com quem está falando?”
III Para DaMatta, o uso do chamado “jeitinho brasileiro” acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.
IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.
A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.
Os métodos e técnicas antropológicos estão relacionados com a orientação teórica empregada.
Os postulados teóricos e o conjunto de técnicas são independentes entre si.
O método funcionalista não contradiz o método histórico-cultural.
As variações metodológicas não interferem na escolha do que investigar na vida dos povos.
O elenco das técnicas, quando pensamos o trabalho de campo, é totalmente diferente de uma teoria para outra.
A abordagem qualitativa de pesquisa envolve alguns pressupostos sobre a natureza da sociedade humana e sobre as ciências sociais, os quais devem ser explicitados para a compreensão teórica e metodológica de seus diferentes tipos de estudo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
As pessoas em uma abordagem qualitativa de pesquisa, são seres simbólicos que criam ativamente seu mundo através da interpretação, que é um ato autônomo.
Os atores sociais constroem significados diferentemente: dão significados simbólicos a outras ações e agem de acordo com as interpretações que construíram. Assim, as ações são baseadas em opções de interpretação de significado, nunca abertas à possibilidade de reinterpretação e mudança.
A pesquisa interpretativa é conduzida por meio de descrição e análise dos conceitos e raciocínios utilizados pelos próprios atores sociais, sem reproduzir, o mundo como os atores o compreendem.
A ciência social não pode ter como objeto a busca do significado que as pessoas dão ao seu mundo e às suas práticas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}