Listagem de Questões sobre Geral
Quanto aos principais antropólogos brasileiros, assinale a alternativa incorreta.
Manuela Carneiro da Cunha não identifica na obra de Gilberto Freyre qualquer conhecimento aprofundado sobre o que eram as sociedade indígenas brasileiras.
A principal crítica de Eduardo Viveiros de Castro à obra lévi-straussiana deve-se a sua análise de que títulos como “Tristes Trópicos” e “O Pensamento Selvagem” devem ser analisados sobretudo como ficção, como uma literatura sensível e de alto nível, mais do que como etnologia.
Com uma afinidade muito grande com a obra de Roberto DaMatta, Lívia Barbosa desenvolve conceitos que vêm desde as oposições duais de “A Casa e a Rua”, aprofundando-se em temas como o conceito de “meritocracia” nas organizações e nas sociedades, em um estudo comparativo do entendimento desse conceito em algumas sociedades, a brasileira, inclusive.
Em “O Processo Civilizatório”, Darcy Ribeiro defende que o conceito básico subjacente às teorias de evolução sociocultural é o de que as sociedades humanas, no curso de longos períodos, experimentam dois processos simultâneos e mutuamente complementares de autotransformação: um deles responsável pela diversificação; e o outro, pela homogeneização das culturas.
A Utopia Urbana, de Gilberto Velho, é fruto de sua tese de mestrado. Fortemente influenciado pela etnografia, por trabalhos como Os Argonautas do Pacífico e Os Nuer, o autor, a partir do interesse em como se comportavam as camadas médias urbanas, empreendeu um trabalho pioneiro no Brasil, de aplicação do método antropológico ao estudo do meio urbano.
Acerca das características do aparato legal-burocrático que define as relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas, assinale a alternativa incorreta.
Segundo a Constituição Federal, em face da natureza específica das culturas e das sociedades indígenas, os grupos indígenas necessitam de proteção do Estado e, por isso, não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.
característica das leis que dizem respeito aos direitos dos índios é que elas são leis feitas pelos nãoíndios para definir os direitos dos índios.
A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.
Um dos pressupostos dos preceitos constitucionais sobre os direitos dos povos indígenas é o de que a terra é, para estes grupos, muito mais do que simples meio de subsistência.
A Constituição Federal reconhece aos índios os direitos relacionados a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições.
Acerca de conceitos centrais da Antropologia, assinale a alternativa incorreta.
Pode-se dizer que, segundo a visão antropocêntrica, a própria sociedade é o centro da humanidade.
O costume de discriminar aqueles que são diferentes, porque pertencem a outro grupo, pode ser encontrado mesmo dentro de uma mesma sociedade.
O conceito de cultura defendido por Clifford Geertz, em “A Interpretação das Culturas”, é essencialmente semiótico. O autor acredita, como Marx Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumindo a cultura como sendo essas teias e a sua análise.
Segundo Roberto DaMatta, a iniciação na Antropologia Social pelo chamado trabalho de campo aproxima-se muito do movimento que caracteriza os rituais de passagem.
O etnocêntrico tende a considerar categorias, normas e valores de sua sociedade como parâmetro aplicável a todas as demais.
Até hoje, seria impensável escrever a respeito de bruxaria, magia, religião, crenças referentes à causalidade, e mesmo acerca da sociologia geral do conhecimento sem mencionar o nome de _____________. Clássica também na sua forma tornou-se um exemplo da chamada monografia teóricodescritiva que, aliás, terá seu modelo mais bem acabado em Os Nuer, publicado três anos depois de Bruxaria: uma prosa elegante, descrições precisas, frases curtas e secas.
O nome que completa corretamente a lacuna acima é
Evans-Pritchard
Radcliffe-Brow.
Bronislaw Malinowski.
Clifford Geertz.
Meyer Fortes.
Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.
I A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.
II Um trabalho fundamental para a compreensão desse problema é o livro “O Pensamento Selvagem”, de Claude Lévi-Strauss, que refuta a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico e que, portanto, lhe é inferior.
III A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.
IV A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}