Listagem de Questões sobre Geral
Os nomes que completam correta e respectivamente as lacunas do texto são
Lewis Henry Morgan / E. E. Evans-Pritchard.
James Frazer / Bronislaw Malinowski.
Herbert Spencer / Marcel Mauss.
Leslie White / Franz Boas.
Edward Burnett Tylor / Radcliffe-Brown.
A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.
I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.
II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.
III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.
IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.
V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A respeito da obra de Claude Lévi-Strauss, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa correta.
I O desenvolvimento de temas como parentesco, totemismo e mitos consagrou Lévi-Strauss como autor e o acompanhou por, praticamente, toda a sua vida intelectual.
II A obra de Lévi-Strauss trouxe à cena antropológica a concepção de estrutura como código, ou seja, como um sistema de signos dotados de valores posicionais.
III Um grande nome da antropologia contemporânea, Clifford Geertz, considera "Tristes Trópicos" um livro que redefiniu as fronteiras e as funções intelectuais da ficção e da etnologia.
IV O conceito de “sociedades frias”, proposto por Lévi- Strauss, se refere àquelas sociedades que não valorizam a história e que pensam a história como reproduzindo uma forma idêntica. As “sociedades quentes” são as que vêem a história como motor explicativo.
Ele enfatizou, no entanto, que não há sociedades absolutamente “frias” ou “quentes”.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Acerca da proteção dos direitos culturais de populações indígenas e tradicionais na Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Senado Federal, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
A remoção é vedada, de grupos indígenas de suas terras, salvo mediante deliberação do Congresso Nacional, em caso de catástrofe, epidemia que ponha em risco sua população ou no interesse da soberania do País.
Os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos serão tombados mediante lei ordinária federal.
As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios são inalienáveis e indisponíveis; e os direitos sobre elas, imprescritíveis.
Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, podendo o Ministério Público intervir em alguns atos do processo, em defesa dessas referidas partes.
A respeito da proteção dos direitos culturais de populações indígenas e tradicionais, assinale a alternativa incorreta.
A ONU adotou em 1966 o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que, em seu art. 27, estabelece: “Naqueles Estados em que existem minorias étnicas, religiosas ou linguísticas, não será negado às pessoas pertencentes a tais minorias o direito de, em comunidade com outros membros do grupo, desfrutar a própria cultura, professar e praticar a própria religião e usar a própria língua.”
Os “conhecimentos e usos relacionados com a natureza e o universo” são um dos pontos reconhecidos pela Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, de 1993. Por conhecimentos tradicionais se entende o conjunto acumulado e dinâmico do saber teórico, a experiência prática e as representações que possuem os povos com vasta história de interação com seu meio natural. A propriedade desses conhecimentos, que estão estreitamente vinculados à linguagem, às relações sociais, à espiritualidade e à visão de mundo, é geralmente mantida e preservada de forma individual.
Ao enfocar o direito à terra e outros direitos especiais dos povos indígenas, em 1989, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) conclamava os governos a tomarem, entre outras, medidas para assegurar que os membros desses povos usufruíssem em condições iguais dos direitos e oportunidades que as leis e regulamentações nacionais garantem aos demais membros da população.
Em 1996, a Comissão da UNESCO para a Cultura e o Desenvolvimento publicou um livro com o relatório intitulado Nossa diversidade criativa (Our creative diversity). Um dos temas que esse relatório destacou foi a necessidade de se levar em consideração as relações críticas entre cultura e desenvolvimento, assim como a importância de contabilizar, no processo de desenvolvimento, elementos como a diversidade cultural e o pluralismo.
Em 1992, a Assembléia Geral da ONU adotou a Resolução 47/135, que se tornou a primeira Declaração Internacional dos Direitos de Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais, Étnicas, Religiosas ou Linguísticas. O texto conclamava os Estados a “protegerem a existência e a identidade nacional ou étnica, cultural, religiosa e linguística das minorias dentro de seus respectivos territórios, e estimularem condições para a promoção de tal identidade”.
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