Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.

I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.

II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.

III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.

 IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.

V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

Avalie as afirmativas abaixo sobre as contribuições de Roberto Cardoso de Oliveira sobre o tema do contato interétnico.

I. A teoria da fricção interétnica desenvolveu-se adotando a perspectiva elaborada pela teoria da aculturação, desenvolvida no seio da antropologia norte- americana.

 II. O problema da fricção interétnica é percebido como um tema de caráter sociológico.

III. A característica básica da situação de contato é a natureza contraditória das relações entre as entidades envolvidas na situação interétnica, onde a existência de uma entidade tende a negar a da outra.

IV. A situação de contato é tomada como uma totalidade sincrética, na qual as sociedades em oposição não possuem dinâmicas próprias nem contradições internas, sendo a oposição estruturante e única a oposição entre as sociedades tribais e a sociedade nacional.

V. Na análise do contato interétnico, a dimensão política do contato resume-se à relação generalizante dominado-dominador, que assume nesse contexto a forma sociedade nacional-sociedade indígena.

Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas

As relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas são orientadas, entre outras coisas, por um aparato legal-burocrático formado por um conjunto de leis, códigos, decretos, diplomas, portarias e instruções. Avalie as proposições que se seguem sobre esse tema.

 I. Uma característica das principais leis que dizem respeito aos índios é que elas são leis feitas pelos não-índios para definir os direitos dos índios.

II. Segundo a Constituição vigente no Brasil, dada a natureza específica das culturas e sociedades indígenas, os índios necessitam de proteção do Estado e por isso não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.

III. A proteção dos índios deve ser feita por organismos indicados pelo Estado. Desde 1988, por imposição constitucional, o Estado indica como instituições tutoras dos povos indígenas a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a Igreja Católica e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

IV. Pela Constituição de 1988, a tutoria exercida pelas instituições indicadas pelo Estado brasileiro é parcial, no sentido de que cada instituição exerce a tutoria em áreas específicas. Assim há instituições que exercem a tutoria no que toca à educação e integridade moral dos índios, outra é tutora da saúde e do planejamento familiar, outra é tutora do acesso à terra e exercendo também proteção da integridade física dos índios.

V. A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

No que diz respeito aos movimentos sociais no interior das sociedades camponesas, julgue os itens seguintes.

Nos movimentos messiânicos das sociedades camponesas, prevalecem os tipos de liderança e autoridade que Weber denominava de racional.

No que diz respeito aos movimentos sociais no interior das sociedades camponesas, julgue os itens seguintes.

Diferentemente dos movimentos sociais urbanos, os movimentos camponeses são permanentes porque nascem de um dogma religioso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis