Listagem de Questões sobre Geral
É sabido que as sociedades indígenas necessitam de uma base territorial para sua reprodução. Assinale as afirmativas corretas sobre a terra para os povos indígenas.
I. A terra é muito mais do que simples meio de subsistência.
II. A terra é importante porque, como propriedade individual, ela organiza a distribuição da riqueza entre os indígenas.
III. Os povos indígenas têm um sentido de exclusividade com relação a seu território, o que se revela na existência de fronteiras territoriais claramente marcadas que impede a circulação de pessoas entre as comunidades.
IV. As alianças matrimoniais e as prestações rituais estão, muitas vezes, diretamente ligadas à disposição espacial dos diversos grupos locais nelas envolvidas. Esse fato é sugestivo de como considerações de ordem social e ritual devem ser levadas em conta para a compreensão da importância que tem o território para as populações indígenas. Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas
I e II
I e IV
II e III
II e IV
I e III
Assinale a opção correta sobre o tema dos movimentos sociais nas sociedades camponesas, tratados por Eric Wolf.
Os movimentos de protesto entre os camponeses são centrados em um mito de uma ordem social mais justa e igualitária do que a do presente. Esse mito concede a eles uma visão comum de mundo, mas não implica uma estrutura organizacional para a ação
Os movimentos sociais camponeses caracterizam- se pela ausência de lideranças e de heróis ou figuras modelos
Os movimentos camponeses são diferentes das alianças políticas porque são estáveis e duradouros, nascendo de um sonho milenarista
Uma característica comum aos movimentos sociais entre os camponeses é sua natureza pacífica, sendo o derramamento de sangue um grande tabu
Originário de sociedades patriarcais, os movimentos sociais camponeses trazem em seu seio a contradição de ter sempre uma mulher na liderança
Apesar de muito diferenciados, os sistemas religiosos e as cosmologias dos povos indígenas compartilham algumas características. Julgue as proposições abaixo.
I. As crenças religiosas nas sociedades indígenas pressupõem uma unidade indissolúvel entre o natural e o social.
II. As religiões das sociedades indígenas estão estruturadas em "igrejas", com um aparato hierárquico que comanda os assuntos da fé.
III. Os xamãs são intermediários entre o social e o sobrenatural, sendo um cargo exclusivo dos homens idosos.
IV. Ao contrário das religiões de muitos Estadosnações, há uma ausência de seitas concorrentes nos sistemas religiosos das sociedades indígenas.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas
II e II
III e IV
Atualmente são faladas cerca de 180 línguas indígenas no Brasil que pertencem a vários troncos e famílias. As proposições que se seguem dizem respeito a esse tema.
I. As línguas do tronco Macro-Jê são faladas por povos que vivem nas margens dos rios da Amazônia Ocidental.
II. O tronco Tupi é o maior e o mais bem-conhecido das línguas indígenas brasileiras.
III. A família Karib é falada pelos povos que vivem no Brasil meridional, na fronteira com o Paraguai e Argentina.
IV. Entre as línguas que compõem a família Aruák encontram-se o Apurinã, Paresi, Terena e Waurá.
V. As línguas da família Bantu são faladas pelos poucos grupos indígenas que vivem no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.
II e V
Assim como a sociedade nacional construiu um imaginário sobre os índios, os povos indígenas também construíram um imaginário sobre os brancos e sobre o contato com eles. Julgue as afirmações abaixo sobre o tema.
I. As tradições orais e a mitologia são exemplos de formas culturais nas quais os índios constroem suas teorias sobre os brancos. São comuns os mitos que narram o surgimento dos brancos e como se diferenciaram dos índios.
II. Um tema recorrente na mitologia que narra o surgimento dos brancos é o da posse desigual dos bens culturais. Por exemplo, contam que os índios são os donos do arco e os brancos, das armas de fogo.
III. As teorias dos índios acerca dos brancos são estáticas e não mudam conforme se sucedem as fases do contato entre índios e brancos.
IV. As teorias indígenas sobre os brancos têm em comum o fato de que o contato é pensado como produto da ação dos brancos. Os índios vêem-se como atores passivos nesta história.
Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}