Listagem de Questões sobre Geral
Em muitas sociedades da África Ocidental existem grupos de especialistas conhecidos como nyamakalo (os manipuladores do poder). Os mais comuns são os ferreiros. Sua atividade principal é extrair o minério da terra, fundir o ferro e outros metais e forjar ferramentas, utensílios, armas, adornos e muitas das insígnias do poder, como os símbolos da realeza. Sua atividade básica de transformar os metais faz com que sejam percebidos nestas sociedades como aqueles que manipulam a energia oculta das coisas. Em razão disso, os ferreiros são percebidos como possuidores de habilidades e poderes especiais. Deter o segredo de fundir o ferro e outros metais significa ter permissão dos espíritos da terra, da água e da floresta para minerar, para derrubar árvores e fazer carvão, ter a cooperação dessas forças espirituais para fundir e trabalhar os metais, cooperação obtida graças a elaborados rituais feitos em honra destas forças. Por tudo isso, estes especialistas fazem mais do que trabalhar os metais e confeccionar objetos: eles fazem e distribuem amuletos, presidem cerimônias religiosas que asseguram proteção espiritual, mediam conflitos e disputa, protegem e organizam redes de comércio, participam em posição de destaque nas sociedades secretas que têm importante papel na organização da vida política local. Com base nessas informações, julgue as proposições abaixo.
I. Os ferreiros das sociedades do ocidente africano são bruxos, no sentido dado por Evans-Pritchard no seu livro sobre bruxaria Azande.
II. A esfera da produção econômica nas sociedades da África Ocidental não é plenamente autônoma dos outros domínios da sociedade, estando a produção recheada de aspectos simbólicos.
III. Poder místico e poder secular estão imbricados nessas sociedades.
IV. Os reis e outras posições de poder nessas sociedades saem da casta dos
I e II
II e III
I e IV
II e IV
III e IV
As proposições abaixo dizem respeito à relação entre o campesinato e a organização política. Assinale a opção correta
Nas sociedades camponesas o chefe da família é o líder indisputável que faz a ligação direta entre a unidade produtiva e o sistema político nacional
Quando a terra e o trabalho tornam-se mercadorias, as coalizões corporadas de parentesco perdem seu monopólio sobre os recursos e as pessoas, ficando o indivíduo liberado para entrar em coalizões individuais. Nessas circunstâncias, o sistema político passa a ser organizado pelos laços de amizade expressiva ou emocional que unem as pessoas em díade
O relacionamento entre patrono e cliente é focado, abrangendo somente o interesse comum que no momento une um cliente a um patrono.
Nas sociedades camponesas a concentração do principal bem econômico (a terra) é correlata a dispersão do poder político nas mãos dos vários chefes de família
Os clientes devem manifestar e demonstrar sua lealdade ao patrono e, fazendo isso, tornam-se membros de uma facção que serve aos propósitos competitivos de um líder
Não há uma linha clara de demarcação que separa os povos nômades dos povos sedentários, já que não há consenso sobre a quantidade e qualidade do movimento necessário para fazer de um grupo nômade ou sedentário. Apesar disso, alguns atributos da vida social são próprios dos povos sedentários. Escolha a opção cujos atributos só se encontram entre os povos sedentários
Agricultura de coivara, guerra e criação de gado.
Rituais elaborados, baixa densidade demográfica, pesca como modo de subsistência.
Urbanização, agricultura intensiva e escrita.
Estrutura de posições fortemente marcada pela centralidade de status atribuídos, ciência, caça como modo de subsistência
Xamanismo, família nuclear e propridade privada da terra
Em Os Nuer e Sistemas Políticos da Alta Birmânia Evans-Pritchard e Leach procuram relacionar aspectos do meio ambiente com a estrutura social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre este tema.
( ) O sistema político acéfalo dos Kachins foi desenvolvido quando esse povo vivia num outro habitat e, por isto, não tem qualquer relação com a adaptação às condições ambientais do território em que viviam quando da pesquisa de Leach.
( ) Apesar de reconhecer que as condições ecológicas que prevalecem na terra Nuer não permitem que as comunidades floresçam além de certos limites demográficos, Evans-Pritchard insiste que esses constrangimentos naturais não explicam as relações estruturais entre os grupos Nuer, relações que só podem ser compreendidas em termos de princípios estruturais.
( ) O sistema político igualitário gumlao desenvolvese nos vales irrigados, cuja estrutura de produção requer o uso intensivo de mão-de-obra para construir- se os terraços irrigados; o sistema aristocrático gumsa surge nas colinas Kachin, onde a forma de poder centralizado é necessária para o desenvolvimento de uma hierarquia militar para defesa contra os invasores.
( ) Os Nuer não têm uma noção abstrata de tempo como algo que passa e que pode ser medido. Eles percebem o tempo em termos das mudanças físicas e das relações sociais. O tempo ecológico está ligado às progressões naturais como as estações do ano e as fases do dia.
( ) A estrutura política centralizada dos Nuer está de algum modo relacionada com as condições ecológicas que induzem a agricultura intensiva do arroz. Escolha a opção correta.
F, F, V, V, V
V, F, V, V, F
F, V, F, V, F
F, V, V, F, V
V, V, F, F, V
Em todas as culturas humanas encontra-se uma interpretação sobre o meio em que seus membros vivem. Analise as afirmativas abaixo sobre o modo com que as sociedades indígenas brasileiras concebem a natureza.
I. As interpretações indígenas sobre o meio em que vivem sugerem a existência de uma rígida separação entre o mundo natural e o mundo sobrenatural.
II. Para muitas sociedades indígenas o território grupal está ligado a uma história cultural e assim é concebido. Por exemplo, entre os Cubeo a disposição dos grupos residenciais ao longo dos rios é concebida a partir de um modelo representado por uma gigantesca sucuri.
III. A natureza é concebida pelos povos indígenas como um santuário que deve ser protegido da ação exploradora do homem branco.
IV. Muitos povos indígenas entendem que o consumo de certas espécies vegetais permite a alguns especialistas viajar entre o mundo dos homens e do mundo dos espíritos.
Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas.
I e III
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