Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Marcel Mauss, em sua obra: "Ensaio sobre a dádiva; forma e razão de troca nas sociedades arcaicas" (1974), apresenta uma complexa argumentação para uma de suas teses mais famosas: a teoria da reciprocidade. Nesta obra, o autor trabalha com o conceito de sistema de prestações totais, cujo significado é:
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma voluntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, rigorosamente obrigatórias, sob pena de guerra privada ou pública.
Prestações e contra-prestações feitas de uma forma involuntária por presentes, regalos, embora sejam, no fundo, não obrigatórias, já que se tornam necessárias para o consenso social.
Somente prestações feitas de forma voluntária e sem o caráter obrigatório da contra-prestação.
Somente contra-prestações na forma de presentes e regalos, mas que, no fundo, apresentam um caráter involuntário.
Na família, marido e mulher não são parentes consangüíneos. Ao contrário, seus laços de parentesco são atribuídos por afinidade e possuem uma importância muito grande no conjunto da organização social de qualquer agrupamento humano. Especificamente, em se tratando do número de nubentes, as famílias podem ser denominadas ou classificadas em:
monogâmicas, punaluanas, sindiásmica ou de par.
punaluanas, sindiásmica ou de par, poligâmicas.
monogâmicas, poligâmicas, poliândricas.
sindiásmica ou de par, poligâmicas, monogâmicas.
A antropologia geral é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem sob o ponto de vista das características somáticas e do desenvolvimento sociocultural dos diferentes grupos sociais e raciais. O conceito de antropologia forense consagrou-se como a aplicação prática ao direito do conjunto de conhecimentos da antropologia. Considerando que parte integrante das atividades da antropologia forense é a questão do estabelecimento da identidade e da identificação, julgue os itens a seguir. Nos processos de identificação, as características do nariz levam à classificação das raças. Os índices nasais obtidos ao multiplicar-se a medida da largura por 100 e dividir pela medida da altura são: inferiores a 70 para os negros, entre 70 e 85 para os mongólicos e superiores a 85 para os caucasóides.
Assinale a opção que melhor expressa a contribuição da escola francesa de sociologia
Em vários autores franceses encontramos a idéia de que a sociedade se funda na lei da reciprocidade entre seus grupos constituintes, que pode ser expressa na troca de bens, de mensagens e de mulheres
A prática de pesquisa de campo intensiva representou uma inovação no método antropológico e foi iniciada pela primeira geração dos alunos de Durkheim, entre os quais se encontrava Mauss
O foco na relação entre a cultura e a estrutura de personalidade tem sido a marca distintiva da escola francesa de sociologia
A preocupação com a estrutura do pensamento, pela via da análise das formas primitivas de classificação, e a percepção de que ela é determinada pela evolução biocultural representou uma das grandes contribuições da obra de Durkheim, Lévi- Strauss e Griaule
A antropologia francesa a partir da década de 40 voltou-se para a questão da ecologia cultural, desenvolvendo importantes ferramentas de analíticas para lidar com o tema
Assinale a opção correta a respeito da suposição que marcou a antropologia inglesa sobre a unidade funcional da sociedade em antropologia
Radcliffe-Brown entendia a função de uma crença ou instituição como o conjunto de necessidades de natureza material que a crença ou instituição em questão atendia
Um dos pressupostos básicos da antropologia de Malinowski é o de que as culturas formam todos integrados porque, como meios que os homens usam para satisfazer suas necessidades, os costumes que compõem uma cultura devem manter alguma coerência entre si
O método de análise funcional desenvolvido por Malinowski estava fundado em uma suposição básica sobre a natureza do homem como um ser idealizador e sonhador
A idéia de função na antropologia britânica deriva de uma analogia que equipara a sociedade com um edifício, com alicerces, paredes e enfeites
O conceito de função na antropologia britânica dos anos 30 e 40 esteve sempre associado à idéia de que as sociedades passam pelos mesmos estágios evolutivos
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