Questões de Antropologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia do ano 2004

Assinale a opção correta sobre a relação entre estrutura social e história

A relação entre o domínio político-jurídico e o domínio doméstico é um dos grandes temas que percorre a obra de Meyer Fortes. Suas várias análises do funcionamento do domínio doméstico em diversas sociedades camponesas africanas revelaram elementos importantes para a compreensão desse aspecto da vida social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo sobre esse tema.

( ) O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico é, simultaneamente, um processo dentro do campo interno e um movimento governado pelas relações entre o campo doméstico das relações sociais e o campo externo, o campo político-jurídico.

( ) O grupo doméstico é a fábrica da reprodução social; é um grupo que precisa permanecer em ação por um período longo o bastante para permitir a criação de filhos até que eles alcancem o estágio de reprodução física e social, para que a sociedade se mantenha.

( ) O estudo dos grupos domésticos leva o antropólogo a considerar a operação do fator tempo na estrutura social.

( ) O grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento regular composto por cinco fases: expansão, reprodução, dispersão, cisão e substituição.

( ) As relações sociais que têm lugar no interior do domínio doméstico separam o seu núcleo reprodutivo da estrutura da sociedade como um todo e do meio ambiente.

Indique a opção correta

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções que se seguem sobre a abordagem de Durkheim e Mauss às formas primitivas de classificação.

( ) A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens na sociedade.

( ) As noções essenciais que os filósofos chamam de categoria, isto é, as noções de tempo, de espaço, de gênero e espécie, de força, causalidade, personalidade, entre outras, foram elaboradas no domínio da vida prática. Foi da vida prática e dos constrangimentos materiais que a ciência as tomou.

( ) A correlação causal entre as características morfológicas da sociedade e as dos sistemas classificatórios é explicada por Durkheim e Mauss em termos de sentimentos e valores afetivos.

( ) As primeiras classes de coisas foram as classes dos fenômenos naturais (a seca e a chuva, o dia e a noite). Por isso as sociedades primitivas têm como totens animais e fenômenos naturais.

( ) Para Durkheim e Mauss as classificações científicas representam uma ruptura radical com as formas primitivas de classificação na medida em que estão completamente livres de qualquer fundo social e religioso. Na ciência, a natureza autoclassifica-se.

Indique a opção correta.

Em todas as sociedades humanas a vida e a morte são momentos de grande efervescência social. Julgue as proposições que se seguem sobre o tratamento que a antropologia tem dado a este tema.

I. Pela sua universalidade, a vida e a morte são fenômenos de natureza puramente biológica, sem interesse em si para a análise antropológica.

II. Em termos sociais, o nascimento e a morte representam uma mudança de status. Por isso, em quase todas as sociedades conhecidas existem elaborados rituais para realizar essa passagem.

III. A raiz de todas as religiões humanas conhecidas está no mistério da vida e da morte.

IV. Nas sociedades africanas há a tendência a equiparar simbolicamente os ancestrais (mortos) aos anciãos (vivos).

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas.

Assinale a opção correta sobre a abordagem antropológica aos ritos sociais

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis