Questões de Antropologia

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Listagem de Questões de Antropologia

É sabido que as sociedades indígenas necessitam de uma base territorial para sua reprodução. Assinale as afirmativas corretas sobre a terra para os povos indígenas.

I. A terra é muito mais do que simples meio de subsistência.

II. A terra é importante porque, como propriedade individual, ela organiza a distribuição da riqueza entre os indígenas.

III. Os povos indígenas têm um sentido de exclusividade com relação a seu território, o que se revela na existência de fronteiras territoriais claramente marcadas que impede a circulação de pessoas entre as comunidades.

IV. As alianças matrimoniais e as prestações rituais estão, muitas vezes, diretamente ligadas à disposição espacial dos diversos grupos locais nelas envolvidas. Esse fato é sugestivo de como considerações de ordem social e ritual devem ser levadas em conta para a compreensão da importância que tem o território para as populações indígenas. Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

Apesar de muito diferenciados, os sistemas religiosos e as cosmologias dos povos indígenas compartilham algumas características. Julgue as proposições abaixo.

I. As crenças religiosas nas sociedades indígenas pressupõem uma unidade indissolúvel entre o natural e o social.

II. As religiões das sociedades indígenas estão estruturadas em "igrejas", com um aparato hierárquico que comanda os assuntos da fé.

III. Os xamãs são intermediários entre o social e o sobrenatural, sendo um cargo exclusivo dos homens idosos.

IV. Ao contrário das religiões de muitos Estadosnações, há uma ausência de seitas concorrentes nos sistemas religiosos das sociedades indígenas.

 Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

Atualmente são faladas cerca de 180 línguas indígenas no Brasil que pertencem a vários troncos e famílias. As proposições que se seguem dizem respeito a esse tema.

I. As línguas do tronco Macro-Jê são faladas por povos que vivem nas margens dos rios da Amazônia Ocidental.

II. O tronco Tupi é o maior e o mais bem-conhecido das línguas indígenas brasileiras.

 III. A família Karib é falada pelos povos que vivem no Brasil meridional, na fronteira com o Paraguai e Argentina.

IV. Entre as línguas que compõem a família Aruák encontram-se o Apurinã, Paresi, Terena e Waurá.

V. As línguas da família Bantu são faladas pelos poucos grupos indígenas que vivem no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

Assim como a sociedade nacional construiu um imaginário sobre os índios, os povos indígenas também construíram um imaginário sobre os brancos e sobre o contato com eles. Julgue as afirmações abaixo sobre o tema.

I. As tradições orais e a mitologia são exemplos de formas culturais nas quais os índios constroem suas teorias sobre os brancos. São comuns os mitos que narram o surgimento dos brancos e como se diferenciaram dos índios.

II. Um tema recorrente na mitologia que narra o surgimento dos brancos é o da posse desigual dos bens culturais. Por exemplo, contam que os índios são os donos do arco e os brancos, das armas de fogo.

III. As teorias dos índios acerca dos brancos são estáticas e não mudam conforme se sucedem as fases do contato entre índios e brancos.

IV. As teorias indígenas sobre os brancos têm em comum o fato de que o contato é pensado como produto da ação dos brancos. Os índios vêem-se como atores passivos nesta história.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.

I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.

II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.

III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.

 IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.

V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

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