Questões de Antropologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia

A abordagem de Radcliffe-Brown sobre a estrutura social tinha como pressuposto a idéia de equilíbrio funcional, dando pouco espaço para a explicação do conflito e da mudança social. Julgue as proposições que se seguem sobre os esforços feitos para trazer a questão do conflito e da mudança para os estudos estruturais.

I. Em Sistemas Políticos da Alta Birmânia, Leach realiza uma crítica às suposições de que as sociedades existem em equilíbrio.

II. O conceito de "filiação complementar" foi elaborado por Fortes para tratar da mudança na estrutura das linhagens africanas.

III. A abordagem de Gluckman aos rituais de rebelião africanos revela os conflitos e as contradições no interior da estrutura, mas não é verdadeiramente uma teoria da mudança. Os ritos analisados pelo autor dão expressão a rebeliões rituais com a finalidade de manter a ordem estrutural.

IV. A teoria da mudança elaborada no seio da antropologia britânica tinha como ponto de partida a descrição das contradições e conflitos universais que habitam a estrutura da personalidade humana.

V. Murdock, aluno de Radcliffe-Brown, elaborou um esquema teórico que permitiu analisar a mudança social nas sociedades mediterrâneas da África do Norte.

Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.

A relação entre o domínio político-jurídico e o domínio doméstico é um dos grandes temas que percorre a obra de Meyer Fortes. Suas várias análises do funcionamento do domínio doméstico em diversas sociedades camponesas africanas revelaram elementos importantes para a compreensão desse aspecto da vida social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo sobre esse tema.

( ) O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico é, simultaneamente, um processo dentro do campo interno e um movimento governado pelas relações entre o campo doméstico das relações sociais e o campo externo, o campo político-jurídico.

( ) O grupo doméstico é a fábrica da reprodução social; é um grupo que precisa permanecer em ação por um período longo o bastante para permitir a criação de filhos até que eles alcancem o estágio de reprodução física e social, para que a sociedade se mantenha.

( ) O estudo dos grupos domésticos leva o antropólogo a considerar a operação do fator tempo na estrutura social.

( ) O grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento regular composto por cinco fases: expansão, reprodução, dispersão, cisão e substituição.

( ) As relações sociais que têm lugar no interior do domínio doméstico separam o seu núcleo reprodutivo da estrutura da sociedade como um todo e do meio ambiente.

Indique a opção correta

Assinale a opção que melhor representa as características mais marcantes da organização política nas sociedades indígenas brasileiras

Assinale a opção que representa o ponto-de-vista de Chaianov sobre a economia camponesa

Ellen e Klaas Woortmann trabalharam com grupos camponeses no nordeste brasileiro. Assinale a opção que melhor representa a posição desses autores no que se refere ao papel do grupo doméstico e do trabalho assalariado na produção camponesa

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis