Questões de Antropologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia

#Questão 27517 - Antropologia, Geral, UNAMA, 2007, SECULT/PA, Técnico em Gestão Cultural

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na família, marido e mulher não são parentes consangüíneos. Ao contrário, seus laços de parentesco são atribuídos por afinidade e possuem uma importância muito grande no conjunto da organização social de qualquer agrupamento humano. Especificamente, em se tratando do número de nubentes, as famílias podem ser denominadas ou classificadas em:

A antropologia geral é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem sob o ponto de vista das características somáticas e do desenvolvimento sociocultural dos diferentes grupos sociais e raciais. O conceito de antropologia forense consagrou-se como a aplicação prática ao direito do conjunto de conhecimentos da antropologia. Considerando que parte integrante das atividades da antropologia forense é a questão do estabelecimento da identidade e da identificação, julgue os itens a seguir. Nos processos de identificação, as características do nariz levam à classificação das raças. Os índices nasais obtidos ao multiplicar-se a medida da largura por 100 e dividir pela medida da altura são: inferiores a 70 para os negros, entre 70 e 85 para os mongólicos e superiores a 85 para os caucasóides.

As proposições que se seguem dizem respeito ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia.

I. Os fenômenos que os antropólogos chamam de culturais são aqueles que têm a natureza de erudição, como a arte, a filosofia e a ciência.

II. A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores; é um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. I

II. As diferenças culturais entre os povos são determinadas pelas diferenças raciais e ambientais, havendo, por exemplo, uma correlação significativa entre a distribuição de caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.

IV A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições verdadeiras.

A relação entre o indivíduo e a sociedade tem sido um tema recorrente na análise antropológica. Vários autores têm-se, concentrado nessa questão. Avalie as proposições abaixo sobre a contribuição de alguns antropólogos acerca dessa relação.

I. Lévi-Strauss mostrou as incompatibilidades entre a estrutura mental dos indivíduos e a estrutura da sociedade primitiva.

II. Mauss analisou a emergência da noção de pessoa e da concepção de si.

III. Dumont estudou a emergência da ideologia individualista e o surgimento do indivíduo como um valor.

IV. Benedict focalizou os padrões de cultura e relacionou- os a tipos psicológicos.

V. Evans-Pritchard revelou a incompatibilidade entre os interesses individuais e as demandas sociais entre os Nuer em sua análise dos processos de tomada de decisão.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

A relação entre religião, magia e ciência é um tema clássico na antropologia. Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se seguem.

( ) Para Frazer a religião antecede a magia e a ciência.

( ) No entender de Turner os rituais são mágicos e as cerimônias são religiosas.

( ) Para Gluckman os "povos primitivos" têm magia e ciência e os povos ocidentais têm ciência e religião.

( ) Segundo Lévi-Strauss, os "primitivos" têm magia, mas também operam de maneira classificatória; os "modernos" têm ciência, mas também operam por meio da bricolagem.

( ) Para Durkheim a religião pressupõe a existência de uma comunidade moral unida em torno de determinados valores (em seus termos, uma igreja) e a magia não.

Assinale a opção correta

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis