Listagem de Questões sobre Geral
Um cafeicultor e fruticultor diversificou sua produção mediante o plantio de espécies olerícolas (cenoura, alface, beterraba, tomate, quiabo, abóbora, pepino, pimentão, repolho, batata-doce, ervilha e feijão-de-vagem) com a intenção de fornecê-las semanalmente, durante um ano, a uma rede de supermercados. Para tanto, o produtor planta as hortaliças mensalmente, usando a rotação de culturas, em áreas previamente delimitadas, considerando as peculiaridades de cada cultura em termos de condições edáficas e climáticas; de produtividade; de ciclo das culturas, entre outros aspectos.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Em razão da possível ocorrência de problemas fitossanitários, devem ser evitadas rotações entre batata e tomate; batata e pimentão; tomate e pimentão; e entre abóbora e pepino.
A rotação da cultura de tomate com a de ervilha, ou de feijão-de-vagem, ou de pepino, ou, ainda, de abóbora, apresenta vantagens relativas ao melhor aproveitamento dos nutrientes do solo e ao estaqueamento.
O consórcio entre espécies olerícolas, e entre estas e o cafeeiro e as fruteiras, pode ser utilizado nessa situação em razão das inúmeras vantagens que esses sistemas apresentam, como a redução significativa dos problemas fitossanitários e o melhor aproveitamento das áreas de cultivo.
No que se refere à classificação de produtos de origem vegetal, julgue os itens que se seguem.
A classificação de produtos vegetais somente é obrigatória na importação e nas operações de compra e venda realizadas pelo poder público.
De acordo com a perecibilidade, podem ser estabelecidos regulamentos simplificados para a definição do padrão oficial de classificação de produtos vegetais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}