Listagem de Questões sobre Geral
A classificação do solo do imóvel sob avaliação é uma das atividades mais importantes do avaliador, porque, quase sempre, a qualidade do solo é o recurso natural que mais influi no valor do imóvel. Com relação a essa classificação, julgue os itens subseqüentes.
Para fins de avaliação, as terras do imóvel devem ser enquadradas pelo avaliador segundo o sistema de classificação da capacidade de uso, pois, ao expressar suas aptidões agrícolas, possibilitam a comparação de preços de terras semelhantes (mesmas classes de uso).
Para traduzir os padrões utilizados pelo mercado na classificação das terras (terras de primeira, de lavoura branca, campo sujo etc.), o avaliador deverá, por meio de entrevistas com corretores e fazendeiros, descobrir as relações existentes entre estas e a classificação técnica de capacidades de uso e aptidões das terras.
As classificações e os mapas pedológicos da região devem ser considerados pelo avaliador, por expressarem, além de aspectos genéticos da formação dos solos, características que apresentam relação com a aptidão agrícola.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de vistoria, construções e instalações, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Em uma vistoria, um avaliador observa um silo tipo poço destinado a armazenar silagem para gado de leite nos meses de inverno. O silo foi construído em alvenaria de tijolos maciços há 2 anos e encontra-se em ótimo estado de conservação. Constata-se, entretanto, que na região são utilizados para a mesma finalidade silos de superfície, mais baratos e de manejo mais fácil, que são por isso recomendados pelos técnicos da região. Nessa situação, considerando-se as possibilidades de depreciação funcional e pelo uso do bem e, ainda, que a benfeitoria pelo tempo de uso deveria ser depreciada em 20% e que o valor residual dessa benfeitoria seja de 20%, o avaliador deve adotar um coeficiente de depreciação de 80% para obter seu custo de reedição.
Um avaliador constatou que em uma propriedade avaliada há um curral com capacidade para 1.000 cabeças de gado — o triplo da capacidade de lotação da propriedade —, construído na época dos avós do atual proprietário, que herdou 25% da área original. Apesar de antiga, a benfeitoria encontra-se muito bem conservada. O avaliador constatou, também, que há excesso de uso de madeira, com peças de bitolas exageradas, e uso de espécies raras, sendo informado pelo capataz que a madeira foi proveniente das matas por ocasião da abertura da fazenda. Nessa situação, é correto o procedimento adotado pelo avaliador ao calcular um custo de substituição levando em conta as espécies e bitolas usuais em construções atuais, nas mesmas dimensões das do curral existente.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}