Listagem de Questões sobre Geral
O uso e a ocupação de terras devem obedecer aos critérios de sustentabilidade, a fim de minimizar os problemas ambientais e a degradação dos recursos naturais, particularmente no que se refere a solos e água. Nesse contexto, é necessário que se faça o diagnóstico do meio físico da região, para posterior elaboração de projeto de uso sustentável. Essas atividades requerem conhecimentos das diversas áreas da ciência do solo. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, os solos devem ser classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (1999). Esse sistema é constituído por 4 níveis categóricos na seguinte ordem de hierarquização: ordens, grandes grupos, subordens e subgrupos.
O estudo do cenário ambiental de uma área é extremamente complexo, pois deve envolver avaliação de vários recursos naturais. Em estudos dessa natureza, o mapeamento de solos é uma ferramenta essencial na estratificação de ambientes, pois esses se encontram em contato com a biosfera, atmosfera, hidrosfera e geosfera.
A elaboração dos planejamentos sustentáveis das atividades agrícolas, com a discriminação das atividades de uso e manejo, deve ser orientada segundo critérios de caracterização do potencial de uso dos solos, sempre visando a manutenção da qualidade desse recurso natural. Com base nesse assunto, julgue os itens a seguir.
No planejamento de uso das terras, é necessário o estudo prévio da capacidade de uso e aptidão agrícola dos solos. O primeiro contempla oito classes, enquanto o segundo é subdividido em seis grupos. Em razão de seu maior detalhamento do potencial agrícola de uso dos solos, o sistema de capacidade de uso é sempre o mais indicado para o planejamento sustentável de uso das terras.
No sistema de aptidão agrícola das terras, os latossolos, classificados na classe 1Ab(c), são recomendados para culturas anuais, pois esses solos apresentam limitações restritas em relação ao potencial de uso agrícola. Já as áreas de ocorrência de neossolos litólicos e neossolos quartzarênicos devem ser sempre consideradas como terras sem aptidão para agricultura, indicadas como áreas de preservação ambiental.
No planejamento conservacionista, as práticas de caráter edáfico são aquelas que controlam a erosão, mantendo ou melhorando a fertilidade do solo, enquanto as práticas vegetativas são aquelas que têm, como princípio, a utilização racional da cobertura do solo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}