Listagem de Questões de Agronomia
Integram o grupo gestor do PAA representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do MAPA; sendo este o responsável pela coordenação e execução do programa.
Para participar do PAA, a família precisa ser identificada como integrante da agricultura familiar ou acampada, sendo a comprovação realizada por meio da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).
Para a execução do PAA, as compras são feitas por meio das modalidades de compra, como doação simultânea ou compra indireta institucional.
O PAA foi criado por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atender aos produtores rurais e aos consumidores de alimentos da região produtora.
O Certificado Fitossanitário de Origem – CFO – e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC –, conforme descreve o anexo I da Instrução Normativa nº 55, são os documentos emitidos na origem para atestar a condição fitossanitária da partida de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal, de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. O CFO ou CFOC fundamentará também a emissão da permissão de trânsito de vegetais (PTV) para a movimentação de partidas de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal, quando se tratar de:
produto com potencial de veicular Praga Quarentenária A1 e houver exigência para o trânsito.
produto com potencial de veicular Praga Quarentenária A2 e houver exigência para o trânsito.
trânsito em área livre Área Livre de Pragas (ALP), Local Livre de Pragas (LLP) e Área de Baixa Prevalência de Praga -ABPP.
atender exigências comerciais de certificação fitossanitária de origem de interesse interno do país importador.
atender às especificações fitossanitárias formalizadas em contratos comerciais e de transporte de produtos vegetais.
Na calibração de um pulverizador hidráulico com barra composta de 20 pontas de pulverização espaçadas de 0,5 m, para aplicação de determinado herbicida na cultura da soja, o aplicador delimitou uma área de 250 m2 e simulou a aplicação nessa área com o pulverizador, contendo apenas água, aplicando o volume de 5.0 L. De posse desses dados, o volume de calda, em litros por hectare, encontrado na calibração foi de:
20;
100;
150;
200;
2.000.
O arroz é considerado um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornece 20% da energia e 15% da proteína percapita necessária ao homem. É uma cultura que apresenta ampla adaptabilidade a diferentes condições de solo e clima, sendo a espécie com maior potencial de aumento de produção e, possivelmente, de combate à fome no mundo.
Sobre a cultura do arroz no Brasil, NÃO é correto afirmar que:
o cultivo se dá basicamente nos ambientes de várzea, irrigada por inundação controlada e terras altas, englobando o arroz de sequeiro e com irrigação suplementar por aspersão;
a maior parcela de produção de arroz é proveniente do ecossistema de terras altas com irrigação suplementar por aspersão;
a espécie Oriza sativa é uma monocotiledônea pertencente a família Poaceae e apresenta metabolismo C3;
a brusone, causada pelo fungo Pyricularia grisea, é a doença do arroz mais expressiva, provocando perdas significativas na produtividade de cultivaras sucetíveis;
o arroz polido é a forma em que o cereal é mais consumido sendo considerado uma fonte primária de energia advinda de carboidratos, além de fonte de proteínas.
A mais temível doença nos cultivos de banana no mundo tem como agente causal o fungo, na forma sexuada, Mycosphaerella fijiensis. A doença foi pela primeira vez identificada no Brasil no ano de 1998. Seus sintomas são percebidos pelo rápido desenvolvimento de lesões nas folhas que culminam na redução da área foliar, redução da capacidade fotossintética e, consequentemente, da capacidade produtiva da planta. Essa doença é conhecida comumente no Brasil por:
antracnose;
mal-do-Panamá;
sigatoka-negra;
filosticta;
deitoniela.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}