Listagem de Questões de Agronomia
No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.
Para que se possa avaliar uma área ocupada com benfeitorias reprodutivas, é necessário que se definam o estado vegetativo, o estágio de desenvolvimento e as demais características intrínsecas aos aspectos produtivos dessas benfeitorias.
Na vistoria de um imóvel, as fotografias tiradas pelo avaliador e a localização por meio de GPS têm por único objetivo demonstrar as principais benfeitorias do imóvel.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma vistoria, um engenheiro de avaliações checou as divisas do imóvel sob avaliação com seu GPS, comparando-as com os dados do memorial descritivo obtido no cartório de registro de imóveis (CRI) da região. Foi verificada a existência de um ocupante que se declarou o verdadeiro proprietário daquele local, embora o imóvel esteja localizado dentro da área descrita no memorial do CRI.
Nessa situação, o engenheiro deverá descontar da área total avaliada a área declarada pelo ocupante.
Na vistoria, o avaliador deverá explicitar todas as infra-estruturas existentes, tomando o cuidado em distinguir: as de propriedade do governo (como as estradas), as de propriedade de terceiros (como as redes de energia elétrica das concessionárias) e as áreas de servidão (como os linhões de alta tensão), porque eles terão de ser avaliados separadamente, em função de seus proprietários.
Na vistoria, deve-se observar a localização do imóvel, em relação à capital do estado, descrevendo-se as principais estradas de acesso e sua trafegabilidade, a partir daquela origem (a capital).
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}