Listagem de Questões de Agronomia
Com a utilização das técnicas de geoprocessamento, as atividades de planejamento e tomada de decisões por parte dos profissionais de ciências agrárias foram otimizadas em eficiência, tempo e custos, quando comparadas às metodologias tradicionais. Dessa forma, o conhecimento e a utilização dessas técnicas tornam-se essenciais. Com relação a essas técnicas, julgue os itens que se seguem.
O geoprocessamento fundamenta-se no tratamento e na manipulação de dados georreferenciados da superfície terrestre, por meio de softwares e hardwares especializados, que originam sempre mapas temáticos dos recursos naturais da área de estudo.
O geoposicionamento pode ser realizado por intermédio de sistemas de posicionamento global (GPS), que constituem ferramentas modernas, mas exigem conhecimentos básicos de cartografia para a correta interpretação dos dados fornecidos.
As correlações entre geomorfologia e geopedologia, estabelecidas em trabalhos de campo, podem ser utilizadas para a geração de legendas preliminares de mapas de solos de determinada região, por meio de técnicas de geoprocessamento. Essa metodologia agiliza as atividades de mapeamento de solos, no entanto, deve ser bastante criteriosa e contar com conhecimentos interdisciplinares, tais como geologia e geomorfologia.
As imagens de satélite são consideradas bons produtos para o mapeamento e a interpretação do uso atual das terras, e podem ser de baixa resolução espacial, tais como as geradas pelos satélites Landsat e QuickBird, ou de alta resolução espacial, como as geradas pelos satélites Ikonos e Aster.
O mercado de terras rurais caracteriza-se por apresentar no próprio imóvel a ser negociado uma oferta fixa, imóvel e concentrada, diferenciando-se dos mercados de bens em geral produzidos pelo homem. O mercado de terras é considerado imperfeito porque a propriedade é concentrada, os agentes individuais afetam a oferta e o preço, a procura pela terra é insuficiente para sustentar a demanda e a terra não é um bem homogêneo. Assim, há uma assimetria quanto às informações de mercado, dificultando a avaliação de imóveis rurais.
Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
O Brasil é um dos países com maior índice de Gini (concentração de terras rurais) — em torno de 0,8 — o que reduz as informações sobre o mercado de imóveis rurais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}