Listagem de Questões de Agronomia
Acerca do processo de modernização da agricultura brasileira e da nova política de assistência técnica e extensão rural, julgue os itens subseqüentes.
Os serviços de extensão rural sempre tiveram atuação expressiva no processo de modernização da agricultura brasileira e de aumento da produtividade das culturas agrícolas, contando para tanto com uma estrutura institucional flexível, adaptada às culturas e às preferências locais, bem como às diferenças sociais e econômicas dos agricultores brasileiros.
Nos anos que se seguiram à crise do modelo difusionista e à extinção da EMBRATER, os serviços públicos governamentais de extensão rural ficaram restritos a políticas e programas dos governos estaduais. Ocorreu também, nessa época, ampliação do atendimento prestado por organizações não-governamentais, cooperativas, sindicatos e movimentos organizados do campo, geralmente com ação localizada, apoiados com recursos públicos.
Por meio de decreto presidencial, o governo federal determinou, em 2003, a transferência da competência relativa à assistência técnica e à extensão rural ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Essa competência, até então, estava sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com essa medida, o governo federal ampliou as ações de apoio aos agricultores familiares, restabelecendo o SIBRATER e voltando a ser o principal executor das atividades de extensão rural no país, reativando sua rede de extensionistas rurais.
A construção da nova política de assistência técnica e extensão rural, coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, parte da análise crítica a respeito dos desequilíbrios sociais, ambientais e econômicos gerados pela Revolução Verde e reflete os novos papéis das instituições públicas no apoio ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, os marcos de referência para a elaboração da política indicam, entre outros, a prioridade ao uso de metodologias participativas e ao potencial endógeno das localidades rurais.
As novas técnicas de engenharia genética têm potencial para revolucionar a agricultura moderna. Acredita-se que os materiais desenvolvidos até o momento são apenas modestos exemplos do que essa tecnologia representa para a evolução da ciência. Apesar da resistência de alguns setores, as pesquisas com plantas transgênicas vêm sendo desenvolvidas em diversos países, inclusive no Brasil. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
A soja RR — tolerante ao herbicida glifosato —, muito cultivada atualmente, em especial nos estados da região Sul, foi a primeira cultura transgênica cuja produção e comercialização foram liberadas sem restrições no Brasil.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}